Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Existem diversas dicas de como evoluir na corrida, aumentar a velocidade, ganhar resistência e vencer desafios. Mas esse processo de evolução no esporte envolve também evitar alguns erros que podem prejudicar a performance.
É deles que falamos a seguir! Formamos um miniguia com cinco coisas que um corredor de rua deve parar de fazer para realizar uma corrida com segurança e evoluir. Confira!
A atividade física não foi feita para doer. A não ser aquela dorzinha comum depois dos primeiros treinos, quando a musculatura está se adaptando, se o corpo dói, algo está errado. Não pense que perder uma ou outra corrida por conta da dor vai arruinar seu programa de treinos. Na verdade, se você correr dolorido, isso pode evoluir para uma lesão ou algo pior.
Muitas lesões e desconfortos acontecem quando você corre com um tênis inapropriado para o seu pé e para o seu estilo de corrida. Os pés transpiram três vezes mais do que qualquer parte do corpo e precisam ser bem cuidados. Aposte em ajuda especializada, como ortopedistas esportivos e testes específicos sobre o tema. A premissa mais importante na hora da escolha é optar pelo modelo mais confortável. Quando estiver na loja, calce ambos os tênis caminhe pela loja e, se houver uma esteira, peça para testá-lo na máquina.
O tênis adequado é aquele que vai ser confortável para toda a prática da atividade e que, em um determinado momento, não te prejudique”, afirmou Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata em entrevista prévia.
Não existe “corredor de verdade”. Todo mundo que treina corrida, de iniciantes a avançados, pode se denominar corredor, independente do ritmo e da distância. Para ser um verdadeiro corredor, basta correr. Não importa se é uma maratona ou uma prova de 5 km em uma hora. Honre seu hobby.
Muitos corredores, algumas vezes instruídos por seus treinadores, não realizam o devido aquecimento antes do treino diário ou de uma prova. Esse erro tira a flexibilidade do músculo e impede uma amplitude maior na hora de correr. Um aquecimento de cerca de 10 a 15 minutos, com uma caminhada ou alongamento dinâmico, faz com que o sangue flua pelo corpo e prepare a musculatura para o exercício.
Certos corredores não bebem líquido antes e durante a corrida com medo de sentir dores abdominais ao longo do exercício. Quando corremos, perdemos quase 2 kg de nosso peso normal por conta da transpiração e equilíbrio da temperatura interna. Sem água, o organismo superaquece, além de não repor os sais minerais perdidos no suor.
“No inverno muita gente se esquece de beber água, aumentando os riscos de desidratação. Além do líquido ajudar na performance do exercício físico, a ingestão de água é importante para repor os sais minerais, mas cuidado com o excesso”, disse o treinador Adriano Cunha em entrevista prévia.
Compartilhar link