7 medidas para evitar as doenças típicas do Outono

Atualizado em 03 de abril de 2024

O verão chegou ao fim e o outono já está com a força toda, trazendo temperaturas amenas e chuvas. Durante essa estação, é comum que diversas pessoas adoeçam por conta da grande variação de temperatura: as manhãs quentes são, em contrapartida, seguidas de noites frias. Irritações e infecções podem resultar em laringites, faringites, gripes, tosses, bronquites e resfriados. Para ter um outono tranquilo, é necessário alguns cuidados, e aqui vão 7 dicas para evitar as doenças típicas de outono.

Hidrate-se

Um fator que facilita a aparição de doenças respiratórias é o ar frio: ele resseca as vias aéreas, facilitando a instalação de vírus e bactérias que podem causar diversas doenças. É importante ingerir bastante água e manter as vias respiratórias sempre bem lubrificadas. Chás e sucos de frutas ricas em vitamina C – como laranja e acerola – são ótimas recomendações.

Evite aglomerações e lugares fechados

A chuva e o frio fazem com que as pessoas permaneçam aglomeradas e com as janelas fechadas. A falta de circulação de ar faz com que os micro-organismos se proliferem nos ambientes, se instalando nos seres humanos. Procure manter pelo menos uma fresta de ar.

Lave as mãos com frequência

Lavar as mãos deve ser um hábito! O tempo todo entramos em contato com objetos que podem estar contaminados, por isso é fundamental lavá-las constantemente, principalmente após usar o banheiro e fazer as refeições. Utilize sempre água e sabonete, de preferência líquido, e finalize a higienização com álcool em gel.

Cuidado especial com as crianças

Crianças são mais sensíveis às mudanças bruscas na temperatura e é necessário estar atento a elas. Quando doentes, os pequenos precisam de repouso e menor contato possível com outras pessoas e ambientes que podem estar infectados. Idosos e grávidas também devem ser monitorados atentamente.

Hidrate a pele

Manter a pele hidratada nessa época é extremamente importante! A pele fica mais seca com a chegada do outono, e isso pode ocasionar rachaduras e irritações que desenvolvem alergias na pele. Procure um dermatologista para ter a indicação de hidratantes específicos para rosto e corpo. É recomendado também evitar banhos muito quentes, que favorecem mais ainda o ressecamento da pele.

Cuidados para alérgicos

Se você já possui algum problema de alergia crônica, é melhor evitar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia ou qualquer outro lugar onde exista um aglomeração de poeiras e ácaros.

Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada deve ser uma rotina constante durante o ano, garantindo uma boa imunidade do corpo. É necessário uma atenção redobrada durante essa época, equilibrando a alimentação com nutrientes e vitaminas necessárias para evitar que o corpo esteja vulnerável.