Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A base para o rendimento de um atleta é a alimentação: os alimentos e bebidas consumidas diariamente são o combustível necessário para estar vivo – e poder correr. Não é segredo que todos os atletas devem ter uma alimentação correta com ingredientes extremamente nutritivos, que trazem diversos benefícios. Confira cinco tipos de verduras e legumes que todo corredor deveria incluir em suas refeições:
A beterraba é um dos alimentos que mais traz benefícios aos atletas: ela apresenta um alto teor de nitratos (molécula produzida no corpo humano com quantidades limitadas), que melhora a vasodilatação, atuando na diminuição da pressão sanguínea quando em repouso e maior oxigenação dos músculos durante corridas.
O consumo de beterraba permite uma maior eficiência ao praticar atividades físicas, prolongando o tempo de desgaste. Com alto teor de antioxidante, conhecido como ácido alfa lipóico, ela reduz os níveis de glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina, evitando alterações oxidativas causadas pelo estresse. Os benefícios não acabam por aí: a beterraba também leva colina, um nutriente que ajuda com sono, movimentos musculares, aprendizado e memória.
Com alto teor de carboidrato, ela é ideal para repor as reservas de glicogênio durante treinos de alta duração. Esse tubérculo auxilia na reposição de dois principais eletrólitos – o sódio e potássio – que se perdem com a transpiração. São muito saborosas e versáteis, oferecem alta quantidade de Vitaminas B6, C e antioxidantes.
Assim como a beterraba, o espinafre é um alimento carregado de nitrato. Ele possui alta concentração de potássio, que ajuda a manter a saúde óssea, além de ferro, magnésio, cálcio e vitamina C. O consumo de espinafre nas vésperas de um eventos desportivos auxilia na redução de danos musculares.
O alface é para os que procuram perder peso. Esse alimento auxilia na saciedade, pois apresenta uma reposição calórica mínima apesar de alta quantidade de fibras. Com propriedades anti-inflamatórias, pode também contribuir na redução do colesterol e melhoria do sono.
A batata-doce possui açúcares que garantem elevado grau de hidratos de carbono, minerais (como ferro, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e cobre), vitaminas (A, B1, B2, B4, C e E) e antioxidantes. A batata-doce tem um índice glicêmico médio, com rápida digestão e por isso, são ideais para comer durante os treinos e repor os depósitos de glicogênio.
Compartilhar link