Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por: Fernanda Alves*
Atualmente as pessoas têm buscado cada vez mais feedback para direcionar sua performance, traçar metas e buscar o seu 100%. Quando falamos sobre buscar seu máximo em algo, você certamente atingiu ao teto, o limite do que se propôs a fazer e realizar, êxtase.
Usando essa analogia vamos mergulhar no universo running, o que seria, então, o máximo de um corredor amador? Seu máximo de força? Seu máximo de velocidade? Seu máximo de performance? Muitos atletas não sabem, mas o teste de 3 km é um marcador, uma avaliação de como você está hoje na corrida, dessa forma seu treinador consegue mapear sua atual performance.
Pois bem, vou ensinar como fazer e explicar o porquê é tão necessário para uma prescrição de treino. Você deve procurar um local plano, de preferência uma pista de atletismo. Após 10 minutos aquecendo realizará uma pausa de 3 a 5 minutos, após esse tempo você irá dar play em seu cronometro, dessa forma só apertará o stop após 3 km. Concluindo, você deve registrar esse tempo, informando seu treinador sobre.
Através desse tempo calcularemos sua capacidade pulmonar de forma aproximada. Por exemplo, imagine que hoje quero um treino regenerativo, com esse teste posso afirmar que tal velocidade vai usar 70% de sua capacidade pulmonar, uma simples regra de três justificaria.
Se tal velocidade é 100%, 70% é x velocidade. Hoje em dia um teste conhecido como ergoespirométrico já indica de forma precisa a capacidade VS velocidade, como é um teste com valor alto, o teste de 3km te entrega os mesmos resultados de forma indireta.
*Capitã da Adidas Runners, head esportiva do Ibirapuera, fisiologista e personal trainer.
Compartilhar link