Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Fernanda Alves*
De que forma consigo melhorar meu ritmo de corrida e baixar meu pace? Muitos alunos quando me perguntam qual a solução para conquistar a velocidade que tanto almejam quase sempre vem em busca de solução imediata: o que posso tomar ou qual tênis tenho que comprar?
É claro que todos assessórios ajudam no momento da realização de um treino ou de uma prova, a tecnologia está aí para isso, porém vamos entender a fisiologia do nosso corpo e de que forma vou promover essa potência.
Os treinos de força devem ser considerados em uma média de 2x na semana, com foco em membros inferiores, exemplo: agachamentos, afundo, avanço, entre outros. O objetivo é treinar o tempo de esforço x carga – nosso corpo trabalha por adaptação então é necessário começar com uma carga leve e, após realizar 6 a 7 treinos, elevar a carga aos poucos.
Outro treino que devemos citar é os treinos de pliometria, um treino com saltos no qual trabalha coordenação do atleta, tempo de reação, força e resistência. Todos os treinos citados acima são importantes, procure um profissional para planejar e acompanhar a execução, por se tratar de força, carga elevada e velocidade, o seu corpo ficará exposto ao maior risco de lesão. Portanto a solução para sua performance muitas vezes não está na pista de corrida, mesmo se tratando de corrida.
*Capitã da adidas Runners Brasil, head esportiva do Ibirapuera, fisiologista e personal trainer.
Compartilhar link