Gabriela Cilla: inclua a festa junina no seu pré e pós-treino

Atualizado em 18 de junho de 2024

Por Gabriela Cilla*

O mês de junho é aguardado por todos, principalmente os amantes de milho. As festas juninas são marcadas por música, brincadeiras e comidas típicas – porém, toda essa gostosura pode ser uma questão para quem treina e pensa exclusivamente em rendimento. Aqui vão algumas dicas de como alinhar essa época com a nutrição ideal.

Alimentos pré-treino

Ao falarmos em pré-treino, precisamos dar preferência aos que possuem um teor alto de carboidrato, com fácil absorção e que sejam utilizados como substrato energético. Algumas boas opções são: bolo de fubá cremoso, bolo de goiabada ou bolo de milho – no geral, alimentos à base de milho são ótimas escolhas. O milho cozido e pinhão também podem entrar como fonte de energia antes da sua atividade física.

Em contrapartida, é ideal evitar produtos que possuam leite ou fonte de gordura em seu preparo, pois podem dificultar a digestão. Esses ingredientes dificultam a metabolização do substrato, retirando esse reagente do corpo e impedindo-o de ser convertido em energia boa. Precisamos pensar, nesse momento, em ingrediente que possuam uma rápida digestibilidade, porém lenta absorção – esqueça ingredientes com chocolate.

Alimentos pós-treino

Para o pós-treino, é ideal pensar em opções que possuam um alto teor de carboidrato, junto com uma boa fonte de proteína: arroz doce é uma base interessante – mesmo que seja bom evitar comidas com leite condensado, os alimentos que forem preparados apenas com leite são bem-vindos nesse momento. Paçoca e derivados de amendoim, que possuem uma boa fonte de gordura, favorecem a recuperação e produção de radicais livres, do mesmo modo que são uma boa fonte de proteína vegetal.

Nesses momentos, podemos inserir bases de leite, como as canjicas, doces no geral, paçocas, pasta de amendoim ou bolos.

*Nutricionista, gastróloga e fisiologista do exercício, proprietária da NutriCilla