Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dores no calcanhar são comuns em alguns corredores. “Elas podem surgir devido a várias causas. As duas principais são o esporão do calcâneo associado à fascite plantar e a tendinopatia do tendão calcâneo”, explica a fisioterapeuta Alice Terçariol Correia, da Pés Sem Dor.
++ LEIA MAIS:
>> DORES NOS PÉS
Conheça outros incômodos bem comuns entre os corredores
>> FASCITE PLANTAR: LESÃO DE MARATONISTA
Fisioterapeuta brasileiro consultou 285 atletas que correram a Maratona de São Paulo para o estudo
O que é?
O esporão do calcâneo é o crescimento de um tecido anormal no osso, que gera dores na parte inferior do calcanhar. Já a tendinopatia do tendão calcâneo é a inflamação desse tendão – também conhecido como tendão de Aquiles –, que causa um incômodo na parte posterior do calcanhar.
Por que dói?
Sapatos com a parte traseira muito elevada, como os de salto alto, são os grandes vilões para o aparecimento do esporão do calcâneo associado à fascite plantar. Pessoas com o pé chato têm mais tendência ao problema.
Para a tendinopatia do tendão calcâneo, a pronação – passada com o pé para dentro – excessiva é o principal motivo do incômodo. Corredores com o tendão curto ou que já tiveram alguma lesão no calcanhar também tendem a sofrer com essa dor. Se não for tratada, pode gerar, até, a ruptura do tendão – uma lesão mais séria e com maior tempo de recuperação, segundo a fisioterapeuta.
Quando dói?
“Ambas aparecem, geralmente, durante a corrida, uma caminhada e até após períodos de inatividade, como ao acordar”, afirma Alice.
Como tratar e prevenir?
Medicamentos prescritos por um ortopedista aliados a alongamentos globais nos pés e pernas são a solução para essas dores. “A utilização de um tênis adequado para a prática da corrida e, em alguns casos, palmilhas ortopédicas personalizadas, também ajudam”, lembra a fisioterapeuta. Os alongamentos, se feitos regularmente, previnem os incômodos.
Compartilhar link