Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Fernanda Silva
Brasília recebeu neste domingo, dia 22 de maio, a primeira etapa do ano do Circuito Lótus, corrida exclusiva para mulheres. Cerca de duas mil corredoras “desfilaram” nos percursos de 5 km e 10 km da prova, que teve largada às 8h, no estacionamento do Brasília Shopping. Além das atletas, o frio também marcou presença no evento. “Estava bastante frio!”, disse Najara dos Santos Barbosa, de 16 anos. “Depois, já no meio da corrida, é que o tempo foi esquentando”, completou a jovem corredora, que corre há cinco meses e participou pela primeira vez de uma corrida de rua.
“Adorei ter corrido hoje, especialmente por ser uma prova feminina. O Circuito Lótus foi realmente muito bom”, completou a recepcionista, que começou no esporte por conta de seu trabalho. “Eu trabalho em uma academia e acho que isso me incentivou a começar a correr e cuidar da minha saúde”, completou a atleta, que disputou o percurso menor, de 5 km.
Animação de uma garota
Para a corredora experiente Sônia Maria dos Santos Moreira, de 48 anos, a prova deste domingo esbanjou charme e elegância. “Foi uma competição de corrida e de beleza”, disse a atleta. “Todas queriam largar com estilo, mas sem deixar de pensar na performance, claro”, completou a piauiense, que mora na capital federal há 40 anos.
A cabeleireira, que corre há seis anos, não ligava muito para esportes. Porém, o incentivo das pessoas próximas que já corriam serviu para que ela iniciasse no esporte e não parasse mais. “Desde que comecei a correr, não quero mais parar de treinar”, afirmou. “A corrida faz bem para a auto-estima e para saúde, é um psicólogo sem altos custos. Provas como essa de hoje, então, fazem as mulheres aumentarem sua vontade de melhorar a performance e entrar de vez neste esporte”, finalizou Sonia.
Em busca de resultados
A arquiteta Maria Helena Pereira, de 51 anos, é dedicada na corrida e busca sempre melhorar seus resultados. Corredora há cerca de um ano e meio, Maria Helena aprovou a corrida e seu tempo no percurso de 10 km, mas mostrou querer ainda mais. “Adorei o evento!”, disse. “Ver tantas mulheres empenhadas na corrida é muito bom. Além disso, gostei do meu tempo nos 10 km, mas quero melhorar”, revelou a atleta, que completou a prova em 53min27s.
A busca por melhora tem um motivo. Maria Helena está treinando muito para participar de sua primeira meia-maratona. Porém, com a experiência que tem nas ruas, sabe que deve ir com calma, pois sofreu uma lesão no inicio do ano. “O Circuito serviu mais para eu relaxar e aproveitar a sensação. Mas ajudou no meu objetivo desta temporada: os 21 km”, contou a atleta.
Foto: Cláudio Reis
Vencedoras
5 km
1ª Juliana Pereira da Silva – 20min48s69
2ª Adriana Rosa Ribeiro Oliva – 21min44s39
3ª Elizabeth Carvalho – 21min49s84
10 km
1ª Eliete Teodorio de Moraes – 42min42s90
2ª Alessandra Almeida de Andrade – 43min08s94
3ª Michelle Fernandes Ribeiro – 45min30s02
Compartilhar link