Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Redação
Neste domingo (22), será realizada a 9ª edição do Desafio Serra de Campos – Copa VO2. A prova, que recebe de mais de mil ciclistas (a maioria deles amadores), terá um percurso alternativo para a competição, necessário após a inviabilidade de manter o trajeto consagrado nos últimos cinco anos.
A licença para a realização do evento no percurso tradicional foi negada pelas autoridades locais em função de obras para recapeamento da pista. Apesar da estrada ainda não estar intransitável.
Buscando a alternativa mais viável para o evento, a organização optou por um circuito que parte da cidade de São Bento do Sapucaí, às 09h00, com final em Campos do Jordão, parte de um roteiro conhecido pelos ciclistas como Volta do Paiol, fazendo com que o percurso seja reduzido para 37 km.
Apesar de mais curto, o percurso será mais exigente, com subidas de grande dificuldade e descidas que exigem atenção redobrada dos participantes.
RETIRADA DOS KITS
Os inscritos no Desafio Serra de Campos podem retirar os kits da prova na loja Mundo Corrida (até sexta-feira) ou na região de Capivari (até sábado). Confira os endereços:
Loja Mundo Corrida: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4919.
SEXTA-FEIRA (20/05): 10h00 às 20h00
Campos do Jordão-Capivari: Praça São Benedito, s/n – Praça Acústica.
SÁBADO (21/05): 11h00 às 18h00
O PERCURSO
Partindo da praça em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, os primeiros cinco quilômetros são de aquecimento, com uma bela vista da Pedra do Baú, ponto turístico da região. Logo na sequência, um duro trecho de sete quilômetros, com subidas de grande inclinação, com um trecho de alívio após o segundo quilômetro.
Superado este colosso, uma descida para soltar as pernas e duas subidas de dificuldade moderada, que se assemelham ao trecho que antecede a serra velha, no circuito tradicional. Depois, mais um longo trecho de predominante descida, com curvas que exigem atenção.
Ao final desta etapa, com 24,5 km de prova, a placa de Bem-Vindo a Campos do Jordão é sinal que está acabando, mas assim como no circuito tradicional, ainda há dificuldades. São cerca de seis quilômetros de subida, com alguns momentos de distensão e sem grandes inclinações. Uma curva para a esquerda na bifurcação e você começará a reconhecer a descida final do Desafio da Serra de Campos, chegando na Avenida Emílio Ribas após cruzar a linha do trem para a chegada tradicional próximo ao Baden Baden.
CUIDADOS
A subida do Paiol não é fácil. Recomendamos aos atletas amadores o uso de pedivela compacto e de cassetes com relações mais leves, maior do que 25 dentes, por exemplo.
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
Quem já reservou hotel em Santo Antônio do Pinhal não precisa se preocupar. Essa cidade fica a 25 km de São Bento do Sapucaí, um percurso que pode ser feito de carro ou até mesmo de bicicleta. Para isso, pegue o sentido da largada da prova tradicional, no trevo da SP-050 vire à esquerda (há placas informando a direção de São Bento). Poucos quilômetros depois, vire à direita e deixe a SP-050, seguindo novamente a indicação da placa para a cidade da nova largada. O asfalto deste trecho não está nas melhores condições e também passa por reformas.
Para mais informações acesse o site oficial da prova.
Compartilhar link