Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O Gasto Energético Total (GET) equivale ao gasto de energia diário com o metabolismo basal, com o efeito térmico dos alimentos e com as atividades físicas exercidas, ou seja, é a quantidade de calorias que o corpo queima, em um período de 24 horas, para dormir, trabalhar, exercitar, jogar e até mesmo digerir o alimento. Ele varia segundo a idade, peso e altura, ainda com o nível de atividade física e a presença ou não de alguma doença, e varia também em situações fisiológicas como na gravidez e lactação.
Existem diversas métodos de cálculo do GET, a mais utilizada é o Harris-Benedict, definindo-se primeiro a Taxa de Metabolismo Basal, e aplicando-se o nível de atividade física de cada um. Para efetuar o cálculo você precisa informar: o seu sexo (M ou F, sempre em maiúscula), sua altura em metros (não use vírgula, sempre use o ponto para destacar o decimal, por exemplo : 1 metro e 73 centímetros, deve ser informado como 1.73 e não como 1,73), sua idade em anos e, o seu nível de atividade (1, 2 ou 3). Em seguida clique no botão “Calcular”.
Identificar os gastos calóricos é uma forma de controlar a energia necessária para garantir sua saúde e o bem-estar, mas é necessário admitir que há inúmeros fatores relevantes que podem alterar os reais valores. O alto consumo de gorduras ou nutrientes, por exemplo, pode alterar a quantidade de energia diária, excedendo o GET adequado, o que é prejudicial ao controle de peso. O cálculo realizado é apenas uma estimativa, não visando determinar com precisão as necessidades de cada um, lembrando que o método apresenta uma variação em torno de 20%.
Veja mais algumas matérias que podem te interessar:
Compartilhar link