Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O suco de laranja é uma bebida rica em flavonoides — substâncias que ajudam a diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom) — e que possui uma grande quantidade de vitaminas C e carboidratos.
Só isso já torna o suco uma opção extremamente nutritiva para todo mundo, certo? Mas saiba que essas vantagens nutricionais são ainda melhores para quem pratica atividade física. O porquê disso você confere abaixo:
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) conduziram um estudo sobre a relação entre o suco de laranja e a prática de atividades físicas.
Como resultado, eles descobriram que mulheres que ingeriram 500 ml de suco de laranja e depois saíram para caminhar tiveram uma concentração 37% menor de ácido lático no sangue do que as que permaneceram paradas depois de beber o suco.
O grupo das mulheres que viram a quantidade de ácido lático diminuir na corrente sanguínea também apresentou uma fadiga corporal menor, aumento de 18% no colesterol bom e redução de 15% no colesterol ruim.
Estes resultados, portanto, indicam que o suco de laranja associado ao exercício pode também ser um potente alimento para prevenir as doenças cardiovasculares.
Quando falamos de atletas ou de praticantes de atividade física moderada ou intensa, estamos falando de pessoas que necessitam repor a energia e o líquido perdido durante a prática do exercício e poupar as proteínas corporais.
Assim, o suco de laranja pode ser um excelente recurso ergogênico para melhorar o desempenho da atividade física — ou seja, fornecer carboidratos para o corpo transformar em energia ou estocar na forma de glicogênio (energia para o trabalho muscular).
Então, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, o suco de laranja também pode ser um ótimo repositor energético e re-hidratante corporal, ideal após a prática de exercício físico.
Outro benefício importante é o poder antioxidante do suco de laranja.
Quando praticamos exercícios, nosso corpo produz radicais livres. Por ser rico em vitamina C, a bebida é também considerada um poderoso antioxidante — que ajuda o nosso organismo a se livrar dos radicais livres que prejudicam a performance esportiva e até a hipertrofia muscular.
Este artigo é assinado por Nancy Preising Bonifácio. Graduada em Educação Física pela Universidade do ABC (FEC) – São Caetano do Sul (SP). Mestre em Alimentos e Nutrição, Área da Saúde e Atividade Física – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP – Campus de Araraquara (SP). Doutora em Ciências Nutricionais, Área da Saúde Humana – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP – Campus de Araraquara (SP).
E-mail: nancypreising@yahoo.com.br
Compartilhar link