Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A semente de girassol tem diversos nutrientes e um sabor excepcional, seja com casca ou sem, torrada ou crua. O grão pode ser encontrado em vários estabelecimentos, desde mercados até lojas de produtos naturais, e tem propriedades eficientes contra males como colesterol e prisão de ventre.
Leia mais sobre os benefícios da semente de girassol a seguir:
Não a julgue pelo tamanho: a semente de girassol traz grande quantidade de propriedades nutricionais. Conheça todas elas:
A semente de girassol é muito utilizada para combater problemas do trato digestivo e doenças cardiovasculares. Além disso, suas propriedades são benéficas para quem busca perder peso, principalmente se aliada a exercícios físicos, por recuperar a musculatura após o treino.
Confira abaixo para que serve semente de girassol e como age no organismo ao ser ingerida:
A vitamina E encontrada nas sementes de girassol ajuda a aliviar dores, provocadas por doenças de natureza inflamatória, como artrite reumatoide e úlceras.
No inverno, a incidência de dores inflamatórias tende a ser maior, podendo ser um dos fatores para diminuição da imunidade e surgimento de complicações. A semente de girassol pode ser um ótimo aliado para a melhora dos quadros de dor e inclusive ótimo recuperador muscular para atletas e esportistas.
Devido a grande quantidade de ômega 3 e 6, ajuda no combate de doenças crônicas como aterosclerose e dislipidemias além de auxiliar no combate de radicais livres que são responsáveis pelo aparecimento precoce de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
A semente de girassol faz bem para quem tem níveis elevados de colesterol devido à sua composição ter ômega-6, ômega-9 e vitamina E, elementos que evitam a fixação desta gordura nas paredes das artérias e, consequentemente, previnem acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.
Outro benefício da semente de girassol é o combate ao diabetes, que é explicado por sua quantidade elevada de fibras e baixa carga glicêmica.
O grão retarda o envelhecimento devido à presença de vitamina E, que tem antioxidante que combatem os radicais livres que prejudicam a pele.
A semente de girassol ajuda a controlar a pressão arterial, evitando doenças cardiovasculares e auxiliando o funcionamento do fluxo sanguíneo no corpo.
Este alimento pode amenizar os sintomas da menopausa por conter fitoesterois, que são substâncias naturalmente encontradas em plantas que ajudam a regulagem de hormônios sexuais.
O alimento fortalece os ossos do corpo a partir da combinação de nutrientes como o cálcio e o magnésio.
A semente de girassol ajuda a emagrecer pois sua quantidade de fibras evita a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade, evitando escapes na dieta.
De acordo com a nutricionista Julia Toledo, por possuir alto valor calórico, a quantidade de semente de girassol nas refeições é de duas colheres de sopa por dia. Contudo, cada pessoa apresenta restrições e necessidades únicas, sendo indicado se consultar com um profissional para receber direcionamentos adequados.
O sabor neutro da semente de girassol, que pode ser realçado para o doce ou o salgado, é um diferencial para a preparação de pratos em refeições que vão desde o café da manhã até o jantar – como vitaminas ou caldos.
As formas mais comuns de utilização são:
O ideal é que o cultivo seja feito em áreas externas e com acesso à ventilação e ao sol na maior parte do dia.
Antes de plantar, o primeiro passo é germinar a semente. Depois, enterre o broto a 2,5 a 5 cm de profundidade.
As sementes costumam levar de 80 a 120 dias para amadurecer.
Já a manutenção exige a umidificação e não o encharcamento com água. Regue com uma distância de 7,5 a 10 cm da planta, assim o crescimento é encorajado.
Fertilização, proteção contra as pragas e escoramento com o auxílio de estacas de madeira também é indicado.
A germinação é o brotamento de uma semente após ela ter sido plantada e não usada por algum tempo. Aprenda a fazer:
Vale ressaltar que é possível deixá-las na água por até 24 horas – embora o tempo descrito acima costumer ser suficiente para a sua germinação. Se optar pelo período maior, deve-se trocar a água de 8 em 8 horas.
Ingredientes
Modo de preparo
Lave as sementes de girassol em uma peneira. Em seguida, coloque-as em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave e despeje no liquidificador, juntamente com a água filtrada.
Bata por cerca de 1 minuto ou até as sementes ficarem bem trituradas. Acrescente a pitada de sal, algumas gotas do extrato de baunilha e o açúcar a gosto. Coe em uma peneira bem fina.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com aperitivos.
Fonte: Nutricionista Gabriela Cilla, da Clínica NutriCilla – CRN 47281
Compartilhar link