Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Fernanda Silva
Tudo na vida, quando é feito pela primeira vez, dá aquele “friozinho na barriga” e a participação na primeira corrida de rua não é diferente. Depois de longos treinos e de muita vontade de competir, chegou a hora do desafio. Para deixar o estreante mais tranquilo e não esquecer dos detalhes, são necessárias algumas medidas e itens básicos para que tudo ocorra bem.
Para começar, escolha uma prova que combine com você, pois o importante é sentir-se confortável. Outros fatores que devem ser levados em conta são: conhecer bem o local da prova, saber como chegará lá e o horário da largada. Além disso, procure não mudar muito sua rotina. Programe-se para esse dia, mas de uma forma calma e natural, como se fosse um dia normal de treino.
Prepare-se
Antes da competição, a alimentação deve ter atenção especial. “Aconselho meus alunos a não saírem muito de sua rotina alimentar, para não ter surpresas durante a prova. Evitar alimentos gordurosos e frituras é sempre bom”, explica o treinador Vinicius Balbino, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome. Clique aqui e saiba o que é indicado comer antes de correr.
Além da alimentação, é de suma importância que os atletas ingiram bastante água, tanto no dia anterior quanto durante a prova – evite abusar da bebida nos instantes antes da corrida, para não precisar parar para ir ao banheiro. Outra indicação dos especialistas é testar tudo o que vai usar na corrida, principalmente o calçado. “Procure não usar tênis novo, use aquele que está usando para os treinos, que já está costumado, afinal, devemos evitar bolhas e outros incômodos”, afirma o diretor técnico da Bigah Assessoria Esportiva, Eduardo Bigarelli.
As roupas e acessórios também precisam ter a aprovação do corredor. O ideal é usar o que já está costumado (bermudas, camisetas, tops, saias etc). Os acessórios como óculos de sol, bonés e viseiras, são uma escolha particular, mas lembre-se que o protetor solar é indispensável. Quanto ao treinamento, alguns dias antes do desafio, especifique sua preparação de acordo com as características da prova. “Realize um treinamento específico conforme a distância da prova”, aconselha Sandro Figueiredo, diretor técnico da assessoria Treinamento Esportivo Sandro Performance.
Chegou o grande dia
Após escolher sua prova e esperar ansiosamente a data, chegou a hora de colocar em prática tudo o que treinou. Na corrida, algumas pessoas serão mais rápidas que você, mas o mais importante é manter o seu ritmo. “Corra tranquilo, mantendo seu ritmo e seguindo seus treinos, o importante é completar bem a prova”, diz Figueiredo.
Na largada, procure posicionar-se em um lugar indicado para sua velocidade. Se for correr devagar, fique mais atrás do pelotão. “Existem, em algumas provas, demarcações para os corredores se posicionarem de acordo com o ritmo que pretendem atingir. Aos iniciantes, aconselho não ficarem na frente, pois pode comprometer o tempo dos demais e podem até se machucar devido ao empurra-empurra”, fala Balbino.
Dicas de amigos
Confira abaixo mais algumas dicas dos treinadores para que você faça bonito no dia da sua estreia.
– Programe-se para a prova, saiba como será seu transporte até o local, tente saber qual será a média da temperatura e chegue cedo, principalmente se a entrega do kit do corredor for alguns minutos antes da prova (pois há competições que entregam seus kits nos dias anteriores).
– Aproveite os minutos, já que está adiantado, para alongar e aquecer, ver o local que prefere se posicionar e vá ao banheiro, para não precisar ir durante a corrida.
– Alimente-se bem antes da prova, frutas, pães integrais, verduras e alimentos saudáveis. Pare nos postos de hidratação de acordo com sua vontade, mas lembre-se de que a água é muito necessária, principalmente no calor.
– Deixe seu número de peito visível e respeite as orientações técnicas da organização do evento. Fique atento ao caminho e focado em seu desempenho.
Compartilhar link