Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não deu para Tom Boonen (Quick-Step Floors). Em sua despedida da Paris-Roubaix, no domingo (9), quem brilhou foi outro belga, Greg Van Avermaet (BMC). O atual campeão olímpico de ciclismo de estrada conquistou seu primeiro título na “Rainha das Clássicas” ao bater no sprint final, no Velódromo de Roubaix, o tcheco Zdenek Stybar (Quick-Step Floors) e o holandês Sebastian Langeveld (Cannondale-Drapac), segundo e terceiro colocados, respectivamente.
A vitória de Avermaet começou a tomar forma quando o belga atacou em meio a um grupo de escapados no Carrefour de l’Arbre, último trecho de paralelepípedos da prova, a cerca de 15 km da meta, no qual foi seguido por Stybar e Langeveld. No trajeto até o velódromo, tanto o tcheco quanto o holandês tentaram a fuga, mas sem sucesso. Já no velódromo, com os perseguidores próximos, Stybar tomou a iniciativa do ataque, mas Avermaet respondeu à investida do tcheco com um contra-ataque fulminante, que assegurou seu primeiro título no “Inferno do Norte”.
Boonen e o eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), que eram os outros dois favoritos na disputa pelo título, conseguiram se manter no grupo dos escapados na primeira fuga da prova, protagonizada pelo italiano Daniel Oss (BMC) na Floresta de Arenberg, no km 161. Mas depois acabaram ficando para trás quando o italiano – que fez um belo trabalho para o campeão olímpico e capitão da BMC – tornou a atacar faltando 30 km para a meta, fuga que formou o último grupo de escapados, do qual faziam parte Avermaet, Stybar e Langeveld.
Peter Sagan ainda foi prejudicado por um problema mecânico a 32 km do final, o que acabou tirando definitivamente o bicampeão mundial de estrada da disputa do título. Já Boonen terminou sua última Paris-Roubaix na 13ª colocação, mas ainda como maior vencedor da história da competição (2005, 2008, 2009 e 2012), ao lado do seu compatriota Roger De Vlaeminck (1972, 1974, 1975, 1977).
Classificação 115ª Paris-Roubaix
1- Greg Van Avermaet (BEL/BMC) – 5h41min07seg
2- Zdenek Stybar (TCH/Quick Step) – idem
3- Sebastian Langeveld (HOL/Cannondale-Drapac) – idem
4- Jasper Stuyven (BEL/Trek-Segafredo) – idem
5- Gianni Moscon (ITA/Sky Team) – idem
6- Arnaud Démare (FRA/FDJ) – a 12seg
7- André Greipel (ALE/Lotto-Soudal) – idem
8- Edward Theuns (BEL/Trek-Segafredo) – idem
9- Adrien Petit (FRA/Direct Energie) – idem
10- John Degenkolb (ALE/Trek-Segafredo) – idem
Confira aqui a classificação completa.
Compartilhar link