Conheça 10 novos talentos do ciclismo

Atualizado em 05 de agosto de 2016

O ciclismo internacional já tem vários novos nomes que podem despontar nesta temporada 2015. O site EuroSport publicou nesta semana uma lista com esses novatos que prometem explodir no cenário mundial nos próximos anos. Fique de olho na seleção:

RUBEN GUERREIRO – 20 anos (AXEON)

Campeão da 22ª Volta a Portugal do Futuro, Guerreiro trocou a Liberty Seguros-Feira-KTM pela norte-americana Axeon, uma equipe que tem exportado talentos para o World Tour. Na nova equipe, o português venceu o Troféu Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina.

DAVIDE FORMOLO – 22 ANOS (CANNONDALE-GARMIN)

O italiano Formolo entrou com tudo em 2015: foi 3º no Challenge de Maiorca, 14º na Volta ao Algarve, 27º no Tirreno-Adriático e 14º no Criterium Internacional. Além disso, quase foi campeão italiano. Ficou em segundo, depois de ser derrotado por Vincenzo Nibali no mano a mano.

SVEN ERIK BYSTROM – 23 anos (KATUSHA)

O norueguês Bystrom tem no currículo um 10º lugar na Volta a Noruega e na Volta aos Fiordes, alguns Top 10 em etapas da Volta ao Alentejo, e o 2º lugar no GP Ringerike. Se é esperado dele um primeiro semestre bem agitado, devido a provas importantes, a equipe Katusha pede paciência, já que Bystrom é visto como uma aposta de longo prazo.

MICHAEL VALGREN ANDERSEN – 23 anos (TINKOFF-SAXO)

Este dinamarquês começou com tudo no World Tour. Em seu ano de estreia na Tinkoff-Saxo, Valgren Andersen ganhou a Volta à Dinamarca, foi 3º nos Quatro Dias de Dunquerque e 4º na Volta aos Fiordes. É uma das apostas da equipe de Oleg Tinkov.

CARLOS VERONA – 22 anos (ETIXX-QUICKSTEP)

Aos 22 anos, Verona já vai para o terceiro ano na equipe QuickStep, com mais um de contrato (renovou recentemente até o final de 2016). Verona tem sido considerado um dos possíveis sucessores da geração de Contador, Valverde e Purito Rodriguez. No ano passado, estreou na Vuelta a España, mas tirando algumas fugas e um 9º posto na chegada a La Camperona, não se destacou entre os melhores da montanha. Em 2014, o melhor resultado do ano em provas por etapas foi um 22º posto no geral na Volta a Catalunya. A chegada à Etixx de outro espanhol de grande potencial, David de la Cruz, pode ser o item que faltava para dar confiança a Verona.

MIKE TEUNISSEN – 22 anos (LOTTONL-JUMBO)

Há tempos se fala em Teunissen como um dos holandeses de maior futuro, e essas previsões vêm se provando verdadeiras. No ano passado, foi duas vezes primeiro no Paris-Roubaix. Depois de fraturar a clavícula num treino em novembro, ficou um tempo fora de atividade, mas a equipe Lotto já anunciou que Teunissen pode estrear no World Tour na Volta à Romandia.

PIERRE-ROGER LATOUR – 21 anos (AG2R)

Este jovem francês foi 6º lugar no Tour de France Futuro e conseguiu uma série de bons resultados em 2014: 3º no Piccolo Giro di Lombardia e no Tour du Jura, 5º no Tour des Pays de Savoie e 13º na Liège-Bastogne-Liège. Graças à boa temporada, assinou contrato profissional com a Ag2r e teve um início promissor: devido ao bom contrarrelógio que fez, acabou em 7º na Etoile de Bessèges e foi o 2º melhor na categoria juventude.

CALEB EWAN – 20 anos (ORICA)

Ewan é um dos talentos australianos sub-23 a se acompanhar de perto. O jovem de 20 anos ganhou uma etapa no Tour de France Futuro, foi 2º na prova de estrada em Ponferrada, atrás de Bystrom, e estendeu a boa forma à Volta a Pequim (dois Top 10 em chegadas de sprint). Potente, mete-se bem entre os velocistas. Traz a raça e a técnica de quem vem da pista, onde foi campeão mundial de Omnium, em 2011, na categoria júnior. É fã de Mark Cavendish.

MIUEL ÁNGEL LÓPEZ – 21 anos (ASTANA)

O colombiano Miguel Ángel López ganhou o Tour de France do Futuro graças à diferença que abriu na chegada em alto a La Rosière. Levou uma vitória em etapa e o prêmio de melhor das montanhas. O problema de López foi ter assinado com a Astana, equipe que pode perder seu posto no World Tour, o que não é uma situação ideal para desenvolver seu talento.

LOUIS VERVAEKE – 21 anos (LOTTO SOUDAL)

Em 2014, a Bélgica ganhou a classificação por equipes da Taça das Nações sub-23. Um dos destaques foi Louis Vervaeke: 1º na Ronde de l’Isard, 1º no Tour des Pays de Savoie, 5º no Tour de France do Futuro. Rapidamente, a Lotto Soudal o contratou. Em princípio, tem um calendário que o levará à Flèche Wallone, Romandia e a Vuelta a España.