Luis Claudio Antunes/Bike76Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76

Equipe Funvic perde Soul Cycles e Shimano após casos de doping

Atualizado em 21 de novembro de 2016
Mais em Ciclismo

A equipe Funvic de ciclismo, de São José dos Campos (SP), não contará mais com o patrocínio da marca brasileira Soul Cycles e da japonesa Shimano. Ambas divulgaram nesta segunda-feira (21) comunicados dizendo estarem encerrando a relação com a equipe após a descoberta de mais dois casos de doping envolvendo seus atletas. 

Os dois casos referem-se ao colombiano Ramiro Rincon Diaz e ao brasileiro João Marcelo Pereira Gaspar (também conhecido como “Canibal”), que acusaram positivo em teste feito em julho deste ano na Volta a Portugal. Segundo nota divulgada no último dia 17 de novembro pela UCI (União Ciclística Internacional), as amostras indicaram uso de Cera (Continuous erythropoietin receptor activator – Ativador Contínuo do Receptor de Eritropoietina), substância utilizada para tratamento de doentes renais, mas também usada por atletas para aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue e consequentemente a capacidade de resistência física, sendo assim considerada a terceira geração da EPO (eritropoietina). 

 

 

Em 2016, a Funvic se tornou a primeira equipe de ciclismo brasileira a receber da UCI a licença Pro Continental – segunda categoria mais importante do ciclismo de estrada mundial, abaixo apenas do World Tour -, tendo seus atletas submetidos ao controle do passaporte biológico adotado pela entidade para combater o doping. De acordo com as regras da UCI, os dois ciclistas ainda têm direito de apresentar contraprova, mas mesmo assim a equipe Funvic deve sofrer uma suspensão que pode variar de 15 dias a 12 meses, pelo fato de já ter contabilizado três casos de suspeita de doping em menos de 12 meses. Em agosto deste ano, o paraibano Kleber Ramos, também atleta da equipe Funvic e um dos representantes do Brasil na prova de resistência do ciclismo de estrada masculino da Rio 2016, já havia sido suspenso temporariamente pela UCI pelo uso da mesma substância

Após o comunicado da UCI, a equipe Funvic divulgou nota oficial lamentando o caso e anunciando o encerramento do contrato com os dois atletas, porém a medida não foi suficiente para manter a Soul Cycle e a Shimano. O Carrefour, outro grande patrocinador da equipe, ainda não se pronunciou sobre o caso até o momento.