Shutterstock
Foto: Shutterstock

Com mononucleose, Chaves fica fora da Vuelta de 2018

Atualizado em 09 de agosto de 2018
Mais em Ciclismo

O colombiano Esteban Chaves está fora da Vuelta a España, competição com início marcado para 25 de agosto. Segundo comunicado da equipe, Mitchelton-Scott o ciclista foi diagnosticado com mononucleose e não tem data definida para retornar às competições.

Chaves não disputa provas desde o Giro d’Itália, competição em que ficou apenas na 72ª colocação da classificação geral. Ele venceu a sexta etapa da volta italiana, encerrada no topo do Monte Etna, mas não conseguiu acompanhar os rivais no restante da competição – apenas na décima etapa, ele perdeu 25 minutos para seus principais rivais.

O atleta colombiano passou por diversos exames e, segundo sua equipe, foi “diagnosticado com vários vírus, incluindo mononucleose juntamente com sinusite e reações alérgicas”, e retornou aos treinos somente esta semana.

A Mitchelton-Scott confirmou que Simon Yates foi escalado para o comando da equipe australiana na competição espanhola.

 

 

“Tem sido um período difícil. Desde 2012, eu não fico fora da bicicleta por tanto tempo, e é especialmente difícil porque não podia treinar. Não foi rápido como você iria querer. Neste esporte, estamos acostumados a respostas e resultados rápidos, e esse processo foi lento e o tempo pode deixá-lo louco ”, disse Chaves em um comunicado.

 

 

O médico da equipe, Manuel Rodriguez, explicou que Chaves passou por uma pequena cirurgia para um problema crônico de sinusite depois de receber tratamento para o vírus Epstein-Barr. Ele expressou confiança de que o tratamento foi bem-sucedido, mas alertou contra um retorno precipitado às corridas.

“Epstein-Barr não é um vírus novo, nem incomum, mas os testes de Esteban mostraram que ele estava ganhando força e atacando quando seu sistema imunológico estava inoperante ou em tempos de fadiga, mais obviamente em corridas ou períodos de treinamento de alta intensidade. Sua força provavelmente permitiu a introdução de outros vírus em seu corpo ”, disse Rodriguez. “Depois de um período de descanso e tratamento para os vírus, Esteban foi liberado para uma pequena cirurgia sinusal antes de iniciar um período de recuperação final”.

O colombiano demonstrou felicidade ao receber a notícia que iria voltar aos treinos: “Estou feliz por estar de volta. Ainda dói com certeza, mas já sinto algumas diferenças; É um sofrimento diferente do que eu tinha antes. Agora é o sofrimento normal que temos quando começamos de novo depois de tanto tempo fora do treinamento. Estamos no caminho certo novamente e temos que manter paciência e confiança como sempre”, disse.

Esteban Chaves tem como principais resultados na carreira o segundo lugar do Giro d’Italia e a terceira posição da Vuelta a España, ambos em 2016.