Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Chris Froome foi anunciado, na última terça-feira (26), como um dos concorrentes ao prêmio de Personalidade do Esporte BBC de 2013, um dos mais prestigiados da Grã-Bretanha. O ciclista faz parte de um grupo de dez atletas que concorrem este ano.
Atual campeão do Tour de France, Froome tentará ser o terceiro ciclista seguido a levar o prêmio. Antes dele, Mark Cavendish (2011) e Bradley Wiggins (2012) foram os vencedores. Os demais ciclistas laureados são Chris Hoy (2008) e Tom Simpson (1965).
No entanto a disputa será muito difícil para o ciclista da Sky. Responsável por quebrar um jejum de 77 anos sem títulos britânicos em Wimbledon, o tenista Andy Murray é quase unanimidade nas casas de apostas. Outros que aparecem bem cotados são o fundista Mo Farah (medalhas de ouro nos 5.000 m e 10.000 m do Mundial de Moscou) e o jóquei Tony McCoy (vencedor do prêmio em 2010 e que este ano alcançou sua 4.000ª vitória). Froome aparece em quarto.
E apesar de uma temporada com cinco títulos e uma performance mais do que dominante no Tour de France, pesa contra Froome a falta de um ineditismo. Em 2011, Mark Cavendish se tornou o primeiro britânico a vencer a classificação por pontos no Tour de France e quebrou um jejum de 46 anos sem títulos da Grã-Bretanha no Campeonato Mundial. Já em 2012, Bradley Wiggins foi o primeiro britânico a vencer o Tour de France e o primeiro ciclista da história a conquistar, no mesmo ano, tanto a camisa amarela do Tour quanto uma medalha de ouro olímpica.
Completam a lista dos indicados em 2013 o velejador Ben Ainslie, o jogador de críquete Ian Bell, a velocista cadeirante Hannah Cockcroft, o jogador de rúgbi Leigh Halfpenny, a corredora Christine Ohuruogu e o golfista Justin Rose.
O vencedor do prêmio será decidido pelo voto do público durante transmissão ao vivo da cerimônia, que acontecerá em Leeds, no dia 15 de dezembro.
Compartilhar link