Divulgação/AmstelFoto: Divulgação/Amstel

Gilbert vence Amstel Gold Race, mas vai parar no hospital

Atualizado em 17 de abril de 2017
Mais em Ciclismo

O ciclista belga Philippe Gilbert (Quick-Step Floors) venceu no domingo (16) a 52ª edição da Amstel Gold Race, clássica holandesa com 264,6 km entre as cidades de Maastricht e Valkenburg. Foi o quarto título de Gilbert na competição, que este ano ano subiu ao lugar mais alto do pódio ao completar o percurso em 6h31min40seg, superando o polonês Michal Kwiatkowski (Sky) e o suíço Michael Albasini (Orica-Scott) segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Os dois mais rápidos disputaram a primeira posição até o último quilometro, após deixarem para trás outros cinco competidores, entre eles Ion Izagirre (Bahrain-Merida), José Joaquín Rojas (Movistar) e Sergio Henao (Sky). A 300 metros da linha de chegada, Kwiatkowski tinha uma pequena vantagem, mas Gilbert acabou vencendo o polonês no sprint final e levando para casa seu quarto título na Amstel Gold Race (venceu também em 2010, 2011 e 2014). 

 

 

Apesar da vitória, Gilbert terminou o dia fazendo exames médicos em um hospital holandês. Ele sofreu uma queda durante a prova e sentiu dores do lado direito. Após a avaliação, a equipe médica constatou um problema em seu rim direito. “Quando caí, senti dor, mas continuei a corrida, as coisas melhoraram e as dores desapareceram. Infelizmente, depois do final, a dor nas costas voltou, e o médico pediu que eu fizesse exames em um hospital. Felizmente não é nada grave. Se tudo correr bem, em uma semana voltarei a treinar”, contou o belga, que por conta do contratempo não conseguirá correr a Flèche Wallone e a Liège-Bastogne-Liège, provas que acontecem neste final de abril e junto à Amstel Golden Race compõem as clássicas Ardenas, que eram seu principal objetivo nesse primeiro semestre de 2017. 

 

Classificação final da Amstel Gold Race:

1. Philippe Gilbert (BEL/Quick Step) – 6h31min40seg
2. Michal Kwiatkowski (POL/Sky) – idem
3. Michael Albasini (SUI/Orica-Scott) – a 10seg
4. Nathan Hass (AUS/Dimension Data) -idem
5. Jose Rojas (ESP/Movistar) -idem