Habilidade sobre duas rodas

Atualizado em 11 de agosto de 2017
Mais em Ciclismo

Ao contrário de esportes como a natação, o ciclismo e o atletismo de pista, o triathlon costuma atrair iniciantes já na fase adulta, que se veem obrigados a aprender três modalidades e suas respectivas rotinas subitamente. O problema é que, na ânsia por começar as rodagens, treinos coletivos ou até competições, muitos atletas deixam de trabalhar habilidades básicas. Para Josh Horowitz, renomado técnico de ciclismo americano, treinar o controle sobre a bicicleta não apenas evita acidentes, como também torna o atleta mais eficiente ao deixá-lo confiante e relaxado. A seguir, ele sugere alguns exercícios para serem executados sozinho, em dupla ou grupo.

Siga o líder

Este é um bom aquecimento para um treino de habilidade. Um ciclista lidera a dupla ou grupo em um passeio pelo estacionamento, utilizando- se da maior destreza possível: vale impor um limite máximo (bem baixo!) de velocidade, fazer retornos muito justos ou até parar a bicicleta, sempre sem encostar os pés no chão.

Objetos no chão

Para melhorar o equilíbrio, comece com um exercício simples: segure no drop do guidão ou no handlebar com uma das mãos, e no tornozelo — ou na panturrilha — com a outra mão, enquanto atravessa o estacionamento ou quadra. Você verá que o segredo está em inclinar a bicicleta na direção oposta ao lado que está segurando a perna, para equilibrar o conjunto. Quando tiver dominado este educativo, pratique pegando objetos do chão com a bicicleta em movimento. Comece com uma garrafa pet em pé e progrida diminuindo o tamanho do objeto. Pratique os exercícios com os dois braços.

Educativos de contato

Uma habilidade fundamental para os ciclistas é a capacidade de olhar para trás sem sair da linha. Comece a praticar apoiando a mão direita sobre o ombro esquerdo do seu amigo e, enquanto vocês atravessam o terreno em linha reta, olhe algumas vezes para trás, entre vocês — seu companheiro o ajudará a permanecer em linha reta. Quando estiver seguro com este movimento, pratique olhar para o lado oposto. Depois, repita o exercício sem apoio. 

Saltos

Pratique tirando uma roda de cada vez do chão. Enquanto atravessa o estacionamento, “salte” as linhas brancas com a roda dianteira, puxando o guidão para cima. Em seguida salte apenas com a traseira, usando os pés clipados para puxar os pedais. Dominando esses elementos, passe aos saltos completos. Em velocidade baixa, com os pés na posição de 3/9 horas (pedais na horizontal), flexione os joelhos, empurre a bike para baixo e então pule, utilizando as mãos e os pés para puxá-la para cima. Depois pratique superando obstáculos, como pedras ou latas de refrigerante.

Dicas importantes

  1. Para realizar esses exercícios, procure um espaço sem fluxo de veículos ou pedestres, como um estacionamento vazio, uma quadra poliesportiva ou uma área de grama.
  2. Se tiver uma bicicleta de estrada, é um bom momento para utilizá-la — seu controle é significativamente melhor que sobre as de contrarrelógio.
  3. Use tênis ou mantenha os pés desclipados — isso evitará vários tombos!

Matéria publicada na revista VO2 Bike, edição 102