Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ao contrário de esportes como a natação, o ciclismo e o atletismo de pista, o triathlon costuma atrair iniciantes já na fase adulta, que se veem obrigados a aprender três modalidades e suas respectivas rotinas subitamente. O problema é que, na ânsia por começar as rodagens, treinos coletivos ou até competições, muitos atletas deixam de trabalhar habilidades básicas. Para Josh Horowitz, renomado técnico de ciclismo americano, treinar o controle sobre a bicicleta não apenas evita acidentes, como também torna o atleta mais eficiente ao deixá-lo confiante e relaxado. A seguir, ele sugere alguns exercícios para serem executados sozinho, em dupla ou grupo.
Este é um bom aquecimento para um treino de habilidade. Um ciclista lidera a dupla ou grupo em um passeio pelo estacionamento, utilizando- se da maior destreza possível: vale impor um limite máximo (bem baixo!) de velocidade, fazer retornos muito justos ou até parar a bicicleta, sempre sem encostar os pés no chão.
Para melhorar o equilíbrio, comece com um exercício simples: segure no drop do guidão ou no handlebar com uma das mãos, e no tornozelo — ou na panturrilha — com a outra mão, enquanto atravessa o estacionamento ou quadra. Você verá que o segredo está em inclinar a bicicleta na direção oposta ao lado que está segurando a perna, para equilibrar o conjunto. Quando tiver dominado este educativo, pratique pegando objetos do chão com a bicicleta em movimento. Comece com uma garrafa pet em pé e progrida diminuindo o tamanho do objeto. Pratique os exercícios com os dois braços.
Uma habilidade fundamental para os ciclistas é a capacidade de olhar para trás sem sair da linha. Comece a praticar apoiando a mão direita sobre o ombro esquerdo do seu amigo e, enquanto vocês atravessam o terreno em linha reta, olhe algumas vezes para trás, entre vocês — seu companheiro o ajudará a permanecer em linha reta. Quando estiver seguro com este movimento, pratique olhar para o lado oposto. Depois, repita o exercício sem apoio.
Pratique tirando uma roda de cada vez do chão. Enquanto atravessa o estacionamento, “salte” as linhas brancas com a roda dianteira, puxando o guidão para cima. Em seguida salte apenas com a traseira, usando os pés clipados para puxar os pedais. Dominando esses elementos, passe aos saltos completos. Em velocidade baixa, com os pés na posição de 3/9 horas (pedais na horizontal), flexione os joelhos, empurre a bike para baixo e então pule, utilizando as mãos e os pés para puxá-la para cima. Depois pratique superando obstáculos, como pedras ou latas de refrigerante.
Matéria publicada na revista VO2 Bike, edição 102
Compartilhar link