A seleção brasileira de ciclismo voltou com uma medalha de bronze do Campeonato Pan-Americano de Estrada, disputado em Tachira, na Venezuela, no último final de semana. O feito foi conquistado por Flávia Oliveira, terceira colocada na prova feminina de resistência, realizada no sábado (21). A brasileira ficou 1seg atrás das cubanas Irailda Garcia e Arlenis Sierra, primeira e segunda colocadas, respectivamente, com o tempo de 2h38min27.
Para angariar a única medalha brasileira no Pan-Americano de Estrada, Flavia contou com o eficiente trabalho de suas companheiras na seleção feminina, formada por Camila Coelho, Daniela Lionço e as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes. Desde o começo do percurso de 86,4km a equipe brasileira manteve alguma integrante no pelotão dianteiro, não deixando as adversárias abrirem vantagem. Nos últimos quilômetros, Flávia e Daniela saíram escapadas junto com outras 12 atletas, numa fuga que só terminou na linha de chegada. Flávia cruzou em terceira e Daniela na 10ª colocação.
“A prova foi intensa desde o princípio. Todos os países alinharam focados em conquistar pontos para a classificação olímpica e isso elevou bastante o nível. No final saímos eu e a Daniela na fuga principal e conseguimos fazer um bom trabalho terminando com o bronze para o Brasil. Estou muito feliz em poder colocar o Brasil no pódio”, comemorou Flávia.
Seleção masculina
Na seleção masculina o destaque foi o jovem Caio Godoy, que conquistou a quinta colocação na categoria sub-23. Logo no início da prova, quinze atletas protagonizaram uma grande fuga, mas aos poucos o grupo foi sendo fragmentado, até no final sobrarem apenas cinco, entre eles Caio.
O brasileiro conseguiu suportar bem a pressão, mas nos metros finais o chileno José Rodrigues, vencedor da prova de contrarrelógio, arrancou e faturou o título da prova de resistência, com o tempo de 3h8min57. Em seguida cruzaram a linha de chegada o equatoriano Jhonnathan Narvaes e o colombiano John Rodriguez, ambos com 3h9min14, poucos segundos à frente do venezuelano Carlos Molina, quarto (3h9min16), e de Caio, quinto (3h9min29).
Já na disputa da elite masculina, João Marcelo Gaspar foi o melhor brasileiro, terminando a prova na oitava posição.
Na classificação geral entre as seleções do Pan-Americano de Estrada, a Colômbia foi a campeã (dois ouros, três pratas e três bronzes), seguida pelo Chile (dois ouros), Equador e Cuba (ambas com um ouro e uma prata cada). Na quinta colocação ficou a Argentina (uma prata), seguida pelo Brasil, empatado na sexta posição com Venezuela e México (um bronze cada).
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…