Neste domingo (06) acontece a segunda clássica monumental do ciclismo do ano. No norte da Bélgica será realizado o tradicional Tour des Flandres com as suas subidas nos paralelepípedos (os famosos pavés) e as 17 colinas que compõem o percurso de 259 km entre Brugge e Oudenaarde. Será a 98ª edição da prova.
Para este ano a organização realizou algumas mudanças no percurso como a retirada de longos trechos planos. Nos últimos 50 km são oito montanhas com pavés. Isto deve dificultar a formação de um pelotão grande.
Atual vencedor da prova, Fabian Cancellara está de volta para tentar fazer história. Bicampeão (também venceu em 2010), o suíço precisa de mais um título para igualar-se a outros cinco como um dos maiores vencedores da competição. Cancellara ainda não venceu provas em 2014, tendo o vice-campeonato do Milan-Sanremo como principal resultado.
Um desses cinco ciclistas com três conquistas é Tom Boonen (2005, 2006 e 2012). Na edição passada o belga acabou sofrendo um acidente que o deixou de fora da disputa. O ciclista da Omega Pharma disputará sua primeira monumental de 2014 já que precisou ausentar-se do Milan-Sanremo após sua esposa sofrer um aborto.
Tom Boonen sofreu acidente na última edição do Tour des Flandres
Outro ciclista que chamará a atenção é o fenômeno Peter Sagan. Com apenas 24 anos o eslovaco já soma incríveis 59 vitórias na carreira, mas ainda persegue sua primeira clássica monumental. Atual vice-campeão o ciclista da Cannondale mostra-se mais maduro e em forma. Nas últimas duas edições, ataques equivocados na Oude Kwaremont (a 15 km da meta) acabaram custando suas esperadas vitórias. Sagan vem de vitória na E3 Harelbeke, prova considerada prévia do Tour des Flanders (nos últimos dez anos, quatro vezes o vencedor da E3 Harelbeke foi campeão do Tour des Flanders).
E caso Sagan tenha problemas a Cannondale pode contar com Oscar Gatto, ciclista contratado este ano que deverá ser o escudeiro do eslovaco na prova. Já ao lado de Boonen a Omega Pharma contará com ciclistas que podem surpreender como Niki Terpstra e o campeão mundial de ciclocross Zdenek Stybar.
Com quatro top-5 em provas nos pavés em 2014, Sep Vanmarcke (Belkin) vem em grande forma e pode ser considerado candidato a surpresa do ano. O belga é o atual vice-campeão do Paris-Roubaix.
Completando o grupo de candidatos a brigar pelo top-10 estão ciclistas como o veterano e bicampeão da prova Stijn Devolder (Trek), Jurgen Roelandts (Lotto-Belisol), terceiro colocado em 2013, Geraint Thomas (Sky) e Greg van Avermaet (BMC), atual vice-campeão do Omloop Het Nieuwsblad. E se a decisão for decidida em sprint, John Degenkolb (Giant-Shimano), campeão do Gent-Wevelgem e Alexander Kristoff (Katusha), campeão do Milan-Sanremo, podem ser os ciclistas a serem batidos.
O brasileiro Murilo Fischer será um dos ciclistas da equipe francesa FDJ.
Sagan, Cancellara e Roelandts no pódio em 2013
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…