Movistar TeamFoto: Movistar Team

Nairo Quintana é bicampeão da Tirreno-Adriático

Atualizado em 14 de março de 2017
Mais em Ciclismo

O colombiano Nairo Quintana (Movistar) conquistou nesta terça-feira (14) o título da 52ª edição da Tirreno-Adriático, uma das mais tradicionais voltas do ciclismo de estrada mundial, disputada no norte da Itália, entre os dois mares que dão nome à competição – por isso conhecida como a “Corsa dei Due Mari”, ou a Corrida dos Dois Mares. Foi a segunda vez que Quintana conquistou o famoso tridente (troféu símbolo da prova), tendo sido campeão também 2015. No ano passado, por conta de sua preparação focada nas três Grandes Voltas (Giro d’Itália, Tour de France e Vuelta a España), ele acabou desistindo de defender o título.

Ambos os títulos do colombiano foram marcados por sua vitória solitária na etapa rainha (disputada na 4ª das sete este ano), com chegada no pico do Monte Terminillo, demonstrando sua superioridade nas montanhas. Vencedor do contrarrelógio individual de 10 km disputado nesta terça-feira na sétima e última etapa da Tirreno-Adriático, o australiano Rohan Dennis (BMC) terminou em segundo lugar na classificação geral, seguido do francês Thibaut Pinot (FDJ), que completou o pódio na terceira colocação.

 

 

Aos 27 anos, Quintana começa a temporada 2017 mostrando grande forma, depois de vencer a Volta da Comunidade Valenciana, em fevereiro, e agora a Tirreno-Adriático. São vitórias que certamente levantam a moral do colombiano para a disputa da edição centenária do Giro d’Italia, primeira grande volta do ano, que terá início no dia 5 maio, na cidade italiana de Alghero, quando ele brigará pelo bicampeonato da competição – é dele o título de 2014.  

A 52ª edição da Tirreno-Adriático ocorreu entre os dias 8 e 14 de março, disputada em sete etapas, entre as cidades de Lido di Camaiore e San Benedetto del Tronto, totalizando pouco mais de 1.000 km de percurso.

 

Classificação geral Tirreno-Adriático 2017

1 – Nairo Quintana (COL) / Movistar – 25h56min27

2 – Rohan Dennis (AUS) / BMC – a 25seg

3 – Thibaut Pinot (FRA) / FDJ – a 36seg

4 – Primoz Roglic (ESL) / LottoNl-Jumbo – a 45seg         

5 – Geraint Thomas (GBR) / Sky – a 58seg           

6 – Tom Dumoulin (HOL) / Sunweb – a 1min01             

7 – Jonathan Castroviejo (ESP) / Movistar – a 1min18  

8 – Rigoberto Uran (COL) / Cannondale-Drapac – a 1min36     

9 – Bauke Mollema (HOL) / Trek-Segafredo – a 1min38

10 – Domenico Pozzovivo (ITA) / AG2R La Mondiale – a 1min59