Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segunda Clássica Monumental disputada este ano, o Tour de Flanders teve no domingo (2) uma das exibições mais memoráveis de sua história, que culminou com a vitória solitária do belga Philippe Gilbert (Quick-Step Floors), ao concluir os 259,5 km entre Amberes y Oudenaarde em 6h23min45seg. Seu compatriota Greg Van Avermaet (BMC) e o holandês Niki Terpstra (Quick-Step Floors) chegaram 28seg depois, completando o pódio da clássica belga na segunda e terceira colocações, respectivamente.
O campeão belga surpreendeu a todos e arrancou para a vitória com um ataque em meio a um grupo de escapados a 55 km da meta, na segunda das três subidas de Oude Kwaremont. Na escapada, Gilbert deixou para trás ninguém menos que seu compatriota e companheiro de equipe Toom Boonen, até então um dos favoritos, que buscava se tornar o primeiro tetracampeão do Tour de Flanders (foi campeão em 2005, 2006 e 2012), mas que alguns quilômetros depois acabou tendo problemas mecânicos e desistindo de brigar pelo título.
Foi Boonen quem atacou na subida do Muur van Geraardsbergen, a 165 km da meta, trazendo consigo Gilbert e o italiano Matteo Trentin (Quick-Step Floors) e formando um grupo de escapados que chegou a abrir vantagem de 1min sobre o pelotão faltando 65 km para o final.
À frente do pelotão estavam outros dois favoritos, o campeão olímpico Greg Van Avermat e o eslovaco Peter Sagan, campeão mundial e vencedor da prova em 2016. Ambos, no entanto, se envolveram numa queda na última subida de Oude Kwaremont, que começou com Sagan ao ser atingido pelo casaco de um torcedor que estava encostado na grade (confira o vídeo da queda publicado pelo eslovaco em sua página no facebook). A queda definitivamente tirou as chances de Sagan de brigar pelo bicampeonato no Tour de Flanders. Avermat ainda conseguiu se recuperar e conquistar o pódio da competição com a segunda colocação.
Classificação Tour de Flanders 2017:
1. Philippe Gilbert (BEL/Quick Step) – 6h23min45
2. Greg Van Avermaet (BEL/BMC) – a 28seg
3. Niki Terpstra (HOL/Quick Step) – idem
4. Dylan van Baarle (HOL/Cannondale-Drapac) – idem
5. Alexander Kristoff (NOR/Katusha-Alpecin) – a 52seg
6. Sacha Modolo (ITA/UAE Abu Dhabi) – idem
7. John Degenkolb (ALE/Trek-Segafredo) – idem
8. Filippo Pozzato (ITA/Wilier Triestina) – idem
9. Sylvain Chavanel (FRA/Direct Energie) – idem
10. Sonny Colbrelli (ITA/Bahrain-Merida) – idem
Compartilhar link