O holandês Tom Dumoulin provou sua competência em provas de contrarrelógio e venceu a disputa da modalidade no Campeonato Mundial de Cilismo, realizado na cidade norueguesa de Bergen. Campeão do Giro d’Italia deste ano, ele foi o penúltimo a largar nesta quarta-feira e completou o percurso em 44min41s00.
O esloveno Primoz Roglic ficou com a prata, 57s79 atrás.Já Chris Froome, um dos favoritos ao título, subiu ao pódio na terceira colocação, terminando o evento com 1min21s25 de diferença para Dumoulin.
O percurso do contrarrelógio teve 31 km e contou com uma subida de 3,5 km com 9,1% de inclinação média, no final do trajeto. Os ciclistas tiveram a opção de trocar as bicicletas de time trial pelas de estrada para encarar o Monte Floyen, já que no aclive a aerodinâmica da bike de crono faria menos diferença e os modelos de estrada são mais leves e ágeis nas curvas.
Dumoulin, assim como Froome, não quis trocar de bicicleta. “Eu tinha pensado em trocar de bicicleta, mas ontem tomei a decisão que não queria correr riscos. Sou um dos atletas que conseguem fazer uma subida muito boa na bike de contrarrelógio, sem grandes problemas. Foi uma boa decisão”, afirmou.
O holandês conquistou em 2017 também o Giro d’Italia, evento que foi encerrado com a disputa de uma etapa de contrarrelógio. E foi justamente nela que ele brilhou, pulando da quarta colocação para a liderança geral, ao tirar 1min24s de vantagem em relação ao colombiano Nairo Quintana.
Campeão mundial quatro vezes nos últimos seis anos, o alemão Tony Martin não esteve em seus melhores dias em Bergen e foi apenas o nono colocado, 1min39s38 atrás do campeão. Assim como Dumoulin, Froome e os últimos ciclistas a largar, ele encontrou parte do trajeto molhado pela chuva, que atingiu rapidamente a cidade.
Tom Dumoulin ainda integrou o time da Sunweb, que no início da semana venceu a prova de contrarrelógio por equipes no Mundial. Seu título nesta quarta-feira garante à também Holanda o domínio das provas adultas individuais de contrarrelógio em Bergen, já que a disputa feminina foi vencida por Annemiek van Vleuten, com sua compatriota Anna van der Breggen na segunda colocação.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…