UCI anuncia estreia dos freios a disco

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Os polêmicos e tão esperados freios a disco vão finalmente estrear no ciclismo de estrada. A União Ciclística Internacional (UCI) e a Federação Mundial da Indústria dos Bens do Esporte (WFSGI) anunciaram que ainda neste ano os novos freios vão ser testados em algumas das provas organizadas pela entidade máxima do ciclismo.

Os testes devem continuar sendo realizados em 2016. E a introdução oficial dos freios nas provas acontecerá, se tudo correr bem, em 2017.

“Todos os times vão poder usar freios a disco em duas provas de suas escolhas, entre agosto e setembro (de 2015)”, anunciou a UCI, em comunicado publicado no site da entidade. “Os testes continuarão em 2016 em todos as competições do calendário de estrada profissional da UCI e, se a experiência for satisfatória, freios a disco serão apresentados oficialmente ao UCI World Tour em 2017”.

A novidade, apesar de bastante aguardada, pode gerar reclamações por parte de ciclistas e equipes, já que permitirá, pelo menos na fase de testes, a mistura de ciclistas com e sem freios a disco no mesmo pelotão.

Cautela
Ainda que a inclusão dos freios a disco no ciclismo de estrada seja hoje uma realidade, Brian Cookson, presidente da UCI, mantém a cautela em relação às mudanças que se avizinham.

“Apesar de freios a disco serem utilizados há uma década no mountain bike e durante os últimos dois anos no ciclo-cross, a sua incorporação ao ciclismo de estrada deve ser cuidadosamente estudada, em colaboração com todos aqueles que estão diretamente envolvidos”, diz o presidente. “Isso inclui pilotos, equipes e indústria”.

De acordo com Cookson, os fabricantes de bicicleta – que participaram ativamente da decisão – estão “encantados” com a novidade. “A decisão vai, mais tarde, ajudar a desenvolver inovações tecnológicas e criar possibilidades para a indústria, assim como a melhora de performance das equipes e ciclistas nas competições”.