Vitória francesa na Milan-San Remo

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Ciclismo

 

O ciclista francês Arnaud Demare, da também francesa equipe FDJ, surpreendeu ao vencer no último sábado (19) a tradicional Milan-San Remo, considerada a clássica (prova de um dia) mais longa do ciclismo de estrada mundial, com percurso de 298 km. Com a vitória, Demare quebrou um jejum de mais de 20 anos, pois desde 1995 a França não levava o título da competição.

A vitória francesa aconteceu em meio a uma série de tropeços dos favoritos para esta edição da Milan-San Remo. O primeiro a patinar foi o australino Michael Matthews (Orica–GreenEDGE), que sofreu uma queda faltando cerca de 30 km para a chegada. Matthews até conseguiu se recuperar, alcançando o pelotão no final, mas sem chance de brigar pelo título.

Depois foi a vez do colombiano Fernando Gaviria (Etixx) cair no último quilômetro após ter tocado a roda de outro ciclista num momento de distração. Outros dois favoritos, o suíço Fabian Cancellara (Trek-Segafredo ) e o eslovaco e campeão mundial Peter Sagan (Tinkoff) estavam na roda da Gaviria e por muito pouco – e muita habilidade também – escaparam da queda, contudo acabaram perdendo a conexão com a frente do pelotão.

O último infortunado dentre os favoritos na Milan-San Remo 2016 foi o francês Nacer Bouhanni (Cofidis), que não conseguiu disputar o sprint final porque na hora H a corrente da sua bicicleta caiu. Coube então ao seu compatriota Arnaud Demare o ataque que derrotou o inglês Ben Swift (Sky) e quebrou o longo jejum francês na competição.

Classificação final

1Arnaud Demare (Fra) FDJ – 6:54:45

2Ben Swift (GB) Team Sky – idem

3Jurgen Roelandts (Bel) Lotto Soudal – idem

4Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis – idem

5Greg Van Avermaet (Bel) BMC – idem

6Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha – idem

7Heinrich Haussler (Aus) IAM Cycling – idem

8Filippo Pozzato (Ita) Southeast – idem

9Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani CSF – idem

10Matteo Trentin (Ita) Etixx – Quick-Step – idem