DivulgaçãoFoto: Divulgação

Em chegada emocionante, Caleb Ewan vence 7ª etapa do 100º Giro d'Italia

Atualizado em 12 de maio de 2017
Mais em Giro d'Italia

A disputa da 7ª etapa do 100º Giro d’Italia, ocorrida nesta sexta-feira (12) com 224 km entre Castrovillari e Alberobello, foi marcada por uma chegada emocionante, que terminou com a vitória do australiano Caleb Ewan (Orica-Scott). A etapa foi decidida no sprint final entre Ewan, o colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) e o irlandês Sam Bennett (Bora-Hansgrohe), que cruzaram a linha de chegada praticamente juntos. O resultado teve que ser definido no tira-teima, que mostra o australiano vencendo por meia roda, com Gaviria em segundo e Bennett em terceiro (confira no vídeo).

 

https://www.youtube.com/watch?v=Nh8R0-4TUmE

 

A etapa começou com uma fuga protagonizada pelo russo Dmitry Kozontchuk (Gazprom – Rusvelo) e pelos italianos Giuseppe Fonzi (Wilier Triestina – Selle Italia) e Simone Ponzi (CCC–Sprandi–Polkowice). Por volta do km 35, Ponzi teve problemas mecânicos e acabou ficando para trás. Kozontchuk e Fonzi continuaram escapados na liderança, e chegaram a abrir uma vantagem de mais de 4min sobre o pelotão no km 109. Mas a dupla foi pega pelo pelotão a cerca de 20 km da meta. Na chegada em massa, brilhou a estrela do australiano Caleb Ewan, que venceu apertado no sprint final e conquistou sua primeira etapa no 100º Giro d’Italia. 

 

 

Na classificação geral, o luxemburguês Bob Jungels (Quick Step) continua liderando, com o britânico Geraint Thomas (Sky) em segundo. Do terceiro ao décimo terceiro, todos estão embolados, com o mesmo tempo, dentre eles os favoritos Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), quarto colocado, e Nairo Quintana (Movistar), sétimo. Assim, Jungels vestirá a maglia rosa pelo quarto dia consecutivo neste 100º Giro d’Italia. 

No sábado (13), o pelotão encara a 8ª etapa, com 189 km entre Molfetta e Peschici. Com um primeiro trecho totalmente plano, o percurso promete maiores emoções na segunda parte, quando os competidores enfrentarão o Monte Sant’Angelo, subida de 2ª categoria que tem início pouco depois do km 80, e depois o Coppa Santa, de 4ª categoria, a cera de 50 km da meta. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação da etapa 

1. Caleb Ewan (AUS/Orica-Scott) – 5h35min18seg 
2. Fernando Gaviria (COL/Quick Step) – idem 
3. Sam Bennett (IRL/Bora-Hansgrohe) – idem 
4. André Greipel (ALE/Lotto-Soudal) – idem 
5. Jasper Stuyven (BEL/Trek-Segafredo) – idem 
6. Ryan Gibbons (RAS/Dimension Data) – idem 
7. Enrico Battaglin (ITA/Lotto NL-Jumbo) – idem 
8. Rüdiger Selig (ALE/Bora-Hansgrohe) – idem 
9. Alexey Tsatevich (RUS/Gazprom-RusVelo) – idem 
10. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – idem 

 

Classificação geral 

1. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – 33h56min07seg 
2. Geraint Thomas (GBR/Sky Team) – a 6seg 
3. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 10seg 
4. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – idem
5. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – idem
6. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – idem
7. Nairo Quintana (COL/MOVISTAR) – idem
8. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – idem
9. Andrey Amador (RCR/MOVISTAR) – idem
10. Tejay van Garderen (EUA/BMC Racing) – idem

 

Confira aqui a classificação completa.