Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A 16ª etapa do 100º Giro d’Italia, disputada nesta terça-feira (23) num percurso de 222 km entre Rovetta e Bormio, foi marcada por um acontecimento um tanto inusitado envolvendo o maglia rosa Tom Dumoulin (Sunweb), que teve de parar a corrida por causa de uma diarreia. O fato aconteceu a pouco mais de 30 km da meta, quando o holandês estava no pelotão principal, junto aos outros favoritos, e foi obrigado a descer da bike para se aliviar na beira da estrada mesmo (confira o vídeo abaixo).
A etapa acabou conquistada pelo italiano Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida), que venceu um duelo com o espanhol Mikel Landa (Sky) no sprint final, depois seguirem escapados na liderança nos últimos 10 km. Atrás da dupla, na terceira colocação, chegou o colombiano Nairo Quintana (Movistar), que acabou reduzindo para 31seg a vantagem de Tom Dumoulin na classificação geral, visto que, por conta do inusitado contratempo, o holandês terminou a etapa em 13º, 2min18 depois do vencedor.
https://www.youtube.com/watch?v=V_FrTU0PZq4
A etapa foi marcada por várias fugas no decorrer do percurso, que contou com as subidas dos míticos Passo del Mortirolo (denominada “Subida Scarponi” em homenagem ao falecido ciclista italiano) e Passo dello Stelvio (Cima Coppi do 100º Giro d’Italia). Mas foi a 30 km da meta, no início da subida do Umbrail Pass (Giogo di Santa Maria), terceira e última montanha do dia, que a etapa começou a ser definida. Enquanto Tom Dumoulin perdia tempo por conta de problemas intestinais, o espanhol Mikel Landa, o holandês Steven Kruijswijk (LottoNL–Jumbo) e o tcheco Jan Hirt (CCC Sprandi Polkowice) lideravam escapados.
Faltando cerca de 25 km, Landa atacou, deixando Kruijswijk e Hirt para trás. No grupo dos favoritos, Nibali tentou atacar também, mas Quintana se manteve na roda do italiano. A 20 km da meta, Nibali, Quintana, Zakarin e o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R La Mondiale) ultrapassaram Kruijswijk e Hirt, e passaram a perseguir Landa, que liderava escapado com vantagem de cerca de 1min. Nibali atacou após passar o topo do Umbrail Pass e aproveitou a descida para alcançar Landa faltando 10 km para meta. Os dois então se mantiveram na liderança até o final e decidiram a etapa no sprint, vencido por Nibali, para a felicidade dos anfitriões.
Na quarta-feira (23), o pelotão parte para a 17ª etapa deste 100º Giro d’Italia, em um percurso de média montanha com 219 km entre Tirano e Canazei, no qual logo de cara os competidores enfrentarão duas montanhas categorizadas, a Aprica e a Passo del Tonale, e depois a Giolo, já na segunda metade do trajeto. A chegada da etapa também será em ascensão.
Classificação da etapa:
1. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – 6h24min22
2. Mikel Landa (ESP/Sky Team) – idem
3. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 12seg
4. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 24seg
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 34seg
6. Davide Formolo (ITA/Cannondale-Drapac) – a 1min26
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 1min35
8. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – idem
9. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – idem
10. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – idem
Classificação geral:
1. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – 70h14min48
2. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 31seg
3. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 1min12
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 2min38
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 2min40
6. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 3min05
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 3min49
8. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 4min35
9. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – a 6min20
10. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 7min
Compartilhar link