Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não há no Giro d'Italia uma premiação para a surpresa da competição, mas caso existisse, sem dúvida ela caberia à Bardiani. Uma das equipes convidadas, o time italiano conquistou, nesta quarta-feira (28), sua terceira vitória. E desta vez foi especial, já que o triunfo veio com a estrela local, Stefano Pirazzi, que há anos buscava sua primeira vitória.
Relembre as vitórias da Bardiani
Pelotão dá espaço para a fuga e ciclista de equipe convidada conquista inesperada vitória; fim de semana será de montanhas na Itália
Equipe convidada vence etapa montanhosa com Battaglin em dia com diversos ataques sobre o líder Rigoberto Urán
Em nova etapa vencida pela fuga, Pirazzi atacou no último quilômetro, quando compunha um grupo com outros quatro ciclistas: Matteo Montaguti (Ag2r), Jay McCarthy (Tinkoff-Saxo), Tim Wellens (Lotto-Belisol) e Thomas De Gendt (Omega Pharma-Quick Step). E nos últimos metros sprintou para garantir a vantagem necessária para triunfar. Triunfo que foge um pouco de suas características já que Pirazzi é escalador e último vencedor da maglia azzurra do Giro (camisa de melhor montanhista).
Na 17ª etapa da competição, o pelotão do Giro percorreu mais 208 km entre Sarnonico e Vittorio Veneto em um dia 'plano', já que ao longo do trajeto foram três GPMs de 4ª categoria e diversas subidas e descidas não categorizadas. Cenário ideal para uma nova vitória da fuga, ainda mais após um desgastante dia dos favoritos.
E foi o que aconteceu, com uma fuga com mais de 20 ciclistas se formando. Em pouco tempo, a vantagem sobre o pelotão do maglia rosa já ultrapassava os 10 minutos mostrando que os favoritos iriam tirar o dia para 'descanso'.
A fuga manteve-se junta até o início da última montanha do dia, o Muro di Ca' del Poggio, a 20 km da meta final. Thomas De Gendt (Omega Pharma) foi o primeiro a atacar, com Stefano Pirazzi respondendo imediatamente.
Posteriormente, Wellens, McCarthy e Montaguti juntaram-se à dupla. Os cinco passaram a trabalhar em 'equipe' e logo abriram 20s para o restante da fuga. O time manteve-se unido até o último quilômetro, quando Pirazzi lançou seu definitivo ataque para a vitória. Tim Wellens e Jay McCarthy completaram o grupo dos três melhores.
'Sossegado', o pelotão do maglia rosa cruzou 15 minutos depois. Não houve mudanças nas dez primeiras posições da classificação geral e Nairo Quintana segue com a maglia rosa.
Mas o sossego acaba amanhã, quando se inicia a decisiva fase do Giro. Na 18ª etapa, os ciclistas encaram mais 171 km entre Belluno e Rif. Panarotta em novo dia de alta montanha. Na sexta-feira acontece a cronoescalada e no sábado a decisão no Monte Zoncolan.
Resultado 17ª etapa
1 Stefano Pirazzi (Ita) Bardiani-CSF
2 Tim Wellens (Bel) Lotto Belisol mt
3 Jay Mccarthy (Aus) Tinkoff-Saxo mt
4 Thomas De Gendt (Bel) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team mt
5 Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale mt
6 Jussi Veikkanen (Fin) FDJ.fr +28s
7 Simon Geschke (Ale) Team Giant-Shimano +28s
8 Fabio Felline (Ita) Trek Factory Racing +28s
9 Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF +28s
10 Serge Pauwels (Bel) Omega Pharma – Quick-Step Cycling +28sTeam
Classificação geral após 17 etapas
1 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 73:05:31
2 Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 0:01:41
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:03:21
4 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:03:26
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:03:28
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:03:34
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:49
8 Wilco Kelderman (Hol) Belkin Pro Cycling Team 0:04:06
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin Sharp 0:04:16
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing 0:08:02
Compartilhar link