Estreante Fernando Gaviria vence pela quarta vez no 100º Giro d'Italia

Atualizado em 19 de maio de 2017
Mais em Giro d'Italia

Aos 22 anos, Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) está fazendo uma estreia e tanto neste 100º Giro d’Italia. O colombiano conquistou nesta sexta-feira (19) seu quarto triunfo na competição, ao vencer a 13ª etapa, com percurso de 167 km entre Reggio Emilia e Tortona. Foi mais uma vitória no sprint final, no qual ele derrotou o irlandês Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e o belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), respectivamente segundo e terceiro colocados. 

Já considerado o rei do sprint nessa edição histórica do Giro, Gaviria tem demonstrado um grande talento como velocista, curiosamente oriundo de um país cuja a fama é prover bons escaladores, a exemplo de Luis Herrera e Nairo Quintana. Os dois, inclusive, eram os colombianos com maior número de vitórias em etapas do Giro d’Italia, com três triunfos cada um. Marca que foi superada pelo jovem sprinter nesse 100º Giro d’Italia.

 

 

A fuga do dia foi formada logo no início da etapa pelo italiano Vincenzo Albanese (Bardiani-CSF), pelo sul-africano Johann Van Zyl (Dimension Data), pelo esloveno Matej Mohoric (UAE Team Emirates) e pelo russo Pavel Brutt (Gazprom–RusVelo). Mas Van Zyl não conseguiu acompanhar o ritmo dos outros escapados e acabou voltando ao pelotão no km 7. O trio remanescente permaneceu liderando nos quilômetros seguintes, chegando a abrir 2min de vantagem na metade do percurso. Mas faltando pouco mais de 20 km para meta, foram pegos pelo pelotão. Assim, mais uma vez a etapa foi decidida no sprint final, e mais uma vez brilhou a estrela de Gaviria.

Novamente não houve mudanças na classificação geral, e o holandês Tom Dumoulin vai para seu quarto dia consecutivo vestindo a maglia rosa neste 100º Giro d’Italia. No sábado (20), os competidores partem para a 14ª etapa, com 131 km entre Castellania e Oropa (Biella). Um percurso totalmente plano, mas que reserva um grande final, com a chegada na subida da Oropa, considerada a Montanha Pantani desta edição centenária, com 11 km de extensão e trechos que chegam a 13% de inclinação.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação da etapa 

1. Fernando Gaviria (COL/Quick Step) – 3h47min45
2. Sam Bennett (IRL/Bora-Hansgrohe) – idem
3. Jasper Stuyven (BEL/Trek-Segafredo) – idem
4. Roberto Ferrari (ITA/UAE Team Emirates) – idem
5. Ryan Gibbons (RAS/Dimension Data) – idem
6. Rüdiger Selig (ALE/Bora-Hansgrohe) – idem
7. Sacha Modolo (ITA/UAE Team Emirates) – idem
8. Caleb Ewan (AUS/Orica-Scott) – idem
9. André Greipel (ALE/Lotto-Soudal) – idem
10. Viacheslav Kuznetsov (RUS/Katusha-Alpecin) – idem

 

Classificação geral 

1. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – 56h28min53
2. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 2min23
3. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 2min38
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 2min40
5. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 2min47
6. Andrey Amador (RCR/Movistar) – a 3min05
7. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 3min56
8. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 3min59
9. Tanel Kangert (EST/Astana) – idem
10. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 4min17

Confira aqui a classificação completa.