Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Uma data histórica para o ciclismo da Colômbia. Assim ficará marcado o dia 29 de maio de 2014. Em uma nova etapa de alta montanha do Giro d'Italia, o país sul-americano fez dobradinha com Julian Arredondo (Trek) e Fabio Duarte (Team Colombia). De sobra, manteve intacta a liderança e vice-liderança da classificação geral com Nairo Quintana (Movistar) e Rigoberto Urán (Omega Pharma), transformando a competição em um verdadeiro Giro Colombiano.
Este foi o terceiro triunfo dos 'escarabajos' no Giro (Urán e Quintana foram os demais vencedores) e o primeiro de Arredondo em uma grande volta. Esta é, aliás, sua estreia em uma competição de três semanas. Além do primeiro lugar na etapa, o colombiano de 26 anos também pôde comemorar a manutenção de sua liderança na classificação do montanhistas.
A 18ª etapa do Giro foi a primeira, de uma série de três em alta montanha, que definirá o campeão. Foram 171 km entre Belluno e o alto de Rifugio Panarotta e três montanhas categorizadas no trajeto. E na plateia um convidado especial: Fernando Alonso, piloto de Formula 1 que planeja montar sua equipe de ciclismo no próximo ano, acompanhou in loco a movimentação do pelotão em busca de possíveis integrantes para seu time.
Uma fuga de 14 ciclistas se formou, abriu 7min de vantagem sobre o pelotão do maglia rosa, e dominou as duas primeiras montanhas do dia. No grupo, além de Fabio Duarte e Julian Arredondo, também estavam presentes nomes fortes como Ivan Basso (Cannondale), Dario Cataldo (Sky), Thomas De Gendt (Omega Pharma) e Franco Pellizotti (Androni-Giocattoli).
Camisa azul da competição, Julian Arredondo liderou as duas primeiras montanhas do dia, San Pellegrino e Passo del Redebus. No início da última subida, em Rifugio Panarotta, Thomas De Gendt atacou e chegou a abrir 20s. Rapidamente, um grupo formado por Cataldo, Deignan (Sky), Arredondo e, posteriormente, Duarte, inicou a perseguição até neutralizar o belga da Omega Pharma.
Arredondo e Duarte passaram a pedalar juntos e realizar uma série de mini ataques no intuito de quebrar o grupetto. De Gendt e Pellizotti, outro que os alcançou, respondiam, mas nos últimos quilômetros, Arredondo deu o definitivo ataque e rapidamente abriu vantagem. Duarte foi o único capaz de acompanhá-lo, porém sem ameaçá-lo. Posteriormente, Deignan atacou e isolou-se na terceira posição.
Julian Arredondo completou a prova em 4h49min51s, 17s à frente de seu compatriota. Deignan foi o terceiro, 37s depois.
Enquanto isso, no pelotão do maglia rosa, Pierre Rolland (Europcar) e Fabio Aru (Astana) eram os mais combativos. Mas Quintana e Urán, pedalando juntos quase o tempo todo, responderam bem todos os ataques. Na chegada, Aru foi o único que conseguiu abrir uma ligeira vantagem sobre Quintana, cruzando 2min43s após e Arredondo e 3s antes do maglia rosa.
Pelotão do maglia rosa na 18ª etapa do Giro
O mais prejudicado do dia foi Cadel Evans (BMC), que não suportou o forte ritmo do pelotão na última subida. O australiano cruzou na 21ª posição, a 4min24s de Arredondo e quase 2min após Quintana. O ciclista da BMC caiu da 3ª para a 9ª posição na classificação geral.
O Giro d'Italia prossegue nesta sexta-feira com a antepenúltima etapa. Em novo dia de montanhas os ciclistas encaram a cronoescalada. Serão 26,8 km até o topo de Cima Grappa. O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h.
Resultado 18ª etapa
1. Julian Arredondo (COL) Trek – 4h49min51s
2. Fabio Duarte (COL) Colombia +17s
3. Philip Deignan (IRL) Sky +37s
4. Franco Pellizotti (ITA) Androni Giocattoli +1min20s
5. Edoardo Zardini (ITA) Bardiani +1min24s
6. Thomas De Gendt (BEL) Omega Pharma +1min38s
7. Ivan Basso (ITA) Cannondale +1min43s
8. Dario Cataldo (ITA) Sky +1min59s
9. Fabio Aru (ITA) Astana +2min43s
10. Nairo Quintana (COL) Movistar +2min46s
Classificação geral após 18 etapas
1. Nairo Quintana (COL) Movistar – 77h58min08s
2. Rigoberto Urán (COL) Omega Pharma +1min41s
3. Pierre Rolland (FRA) Europcar +3min29s
4. Fabio Aru (ITA) Astana +3min31s
5. Rafal Majka (POL) Tinkoff-Saxo +3min31s
6. Domenico Pozzovivo (ITA) Ag2r +3min52s
7. Ryder Hesjedal (CAN) Garmin-Sharp +4min32s
8. Wilco Kelderman (HOL) Belkin +4min37s
9. Cadel Evans (AUS) BMX +4min59s
10. Robert Kiserlovski (CRO) Trek +8min33s
Compartilhar link