Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Andrey Amador sabia que sua família o esperava na chegada, em Cividale del Friuli. Por esse motivo, o costa-riquenho da Movistar tratou de pedalar forte e fez história no Giro d’Italia. Ao completar a etapa de sexta-feira (20), iniciada em Palmanova, de média montanha, com percurso de 170km, alcançou a façanha de arrebatar a maglia rosa, que estava em poder do luxemburguês Bob Jungels (Etixx-Quick Step).
“Sabíamos que era o primeiro dia de montanha e tratamos de nos posicionar. Na subida, me faltaram um pouco as forças. Mas estou feliz. E mantemos nosso plano intacto, trabalhando por Alejandro (Valverde). Agora nos cabe esperar.”
Nesta sexta-feira, os ciclistas que competem pelo título geral deram suas cartadas. Jungels, desgastado na última escalada, acabou superado por Amador.
O vencedor dessa 13ª etapa foi o espanhol Mikel Nieve (Sky), que se lançou na penúltima escalada, a montanha de primeira categoria Cima Porzus. Ao faturar a etapa, Nieve deu algum consolo à equipe britânica, que perdeu qualquer chance de vitória no geral após o abandono de Mikel Landa, acometido por uma gastroenterite.
“Depois do abandono de Landa, nos sentimos muito desapontados. A equipe, é claro, ficou meio abatida moralmente. Nós nos propusemos a vencer etapas e estamos felizes por fazê-lo hoje”, disse Nieve.
Giovanni Visconti (Movistar) chegou em segundo, a 43 segundos do vencedor, depois de também ter participado da fuga.
Em se tratando da briga pela rosa, Vincenzo Nibali, o tubarão siciliano, ganhou terreno. Está agora a 41 segundos do líder.
Por falar nele, Amador não fez questão de dissimular sua surpresa com o resultado. “A verdade é que nunca imaginei isto. Não pensava que isto pudesse acontecer. Estou realmente feliz por vestir esta camisa. Sempre torceram por mim na Costa Rica. Esta camisa, portanto, é dedicada aos meus conterrâneos”.
Neste sábado (21), os ciclistas se submetem às agruras da etapa rainha, que atravessará as Dolomitas, mítica cadeia de montanhas do Giro d’Italia. Será o 14º estágio da competição, com 210km de alta montanha entre Alpago e Corvara. A ESPN exibe o Giro a partir das 10h30. Quem não tiver assinatura, pode acompanhar porlivestreaming.
Classificação 13ª etapa
1 Mike Nieve (ESP) Sky – 4h31min49seg
2 Giovanni Visconti (ITA) Movistar – a 43seg
3 Vincenzo Nibali (ITA) Astana – a 1min17
4 Alejandro Valverde (ESP) Movistar – idem
5 Rafal Majka (POL) Tinkoff – idem
6 Stefan Denifl (AUT) I AM Cycling – idem
7 Steven Kruijswijk (NED) Team Lotto NL-Jumbo – idem
8 Rigoberto Uran (COL) Cannondale Pro Cycling – idem
9 Matteo Montaguti (ITA) AG2R La Mondiale – idem
10 Domenico Pozzovivo (ITA) AG2R La Mondiale – idem
Classificação geral
1 Andrey Amador (CRC) Movistar – 54h05min50
2 Bob Jungels (LUX) Etixx-Quick Step – a 26seg
3 Vincenzo Nibali (ITA) Astana – a 41seg
4 Alejandro Valverde (ESP) Movistar – a 43seg
5 Steven Kruijswijk (NED) Team Lotto NI-Jumbo – idem
6 Rafal Majka (POL) Tinkoff – a 1min37
7 Ilnur Zakarin (RUS) Katusha – a 2min01
8 Esteban Chaves (COL) Orica-Green EDGE – a 2min19
9 Rigoberto Uran (COL) Cannondale – a 2min48
10 Jakob Fuglsagn (DIN) Astana – a 3min15
Compartilhar link