Giro d'Italia 2018 terá largada e primeiras etapas em Israel

Atualizado em 18 de setembro de 2017
Mais em Giro d'Italia

A 101ª edição do Giro d’Italia, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial, terá suas três primeiras etapas em Israel. É a primeira vez na história que uma competição do Grand Tour (Giro, Vuelta a España e Tour de France) começa fora da Europa – o anúncio foi feito nesta segunda-feira com a presença de autoridades italianas e israelenses e ex-atletas.

“É incrível que o Giro comece fora da Europa isso é uma boa notícia para o ciclismo. Eu já visitei Israel e Jerusalém em 2012, então sei que será uma competição excepcional e uma grande oportunidade para as pessoas”, disse o espanhol Alberto Contador, bicampeão do evento.

O início do Giro 2018 será em 4 de maio, com uma etapa de contrarrelógio em um circuito de 10,1 km desenhado dentro da cidade de Jerusalém, passando perto de pontos históricos como os limites da cidade murada e o parlamento local.

No dia seguinte, os ciclistas enfrentam a segunda etapa do Giro, com 167 km de distancia entre Haifa e Tel Aviv. A primeira parte do dia contará com poucas montanhas, com destaque para a escalada de Zikron Yakov. A final, tem percurso predominantemente plano até a orla de Tel Aviv, onde ocorre a chegada.

 

 

 

Já na terceira e última etapa em Israel, no domingo, 6 de maio, os ciclistas vão realizar um percurso de 226 km, de Be’er Sheva para Eilat, no Mar Vermelho, em direção ao sul do país. Os competidores do Giro d’Italia terão que enfrentar subidas que conduzem o pelotão ao deserto do Negev e depois à costa do Mar Vermelho. Após atravessar a cidade de Mitzpe Ramon, uma longa descida leva os ciclistas ao final da prova, em Eilat.