Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ainda que os favoritos ao Giro d'Italia inegavelmente sejam Nairo Quintana, Joaquim Rodríguez, Cadel Evans entre outros escaladores, os primeiros dias deverão ter outros ciclistas como protagonistas. Com etapas de alta montanhas apenas na última semana e três etapas planas nos quatro primeiros dias, há muitas chances de sprinters vestirem a maglia rosa.
O Giro d'Italia começa nesta sexta-feira, 9 de maio com um contrarrelógio por equipes. O Prólogo fará o minuto a minuto da etapa. A competição vai até o dia 1º de junho
E entre os candidatos ao título de mais rápido do Giro, o principal nome é Marcel Kittel (Giant-Shimano), considerado o melhor sprinter da atualidade e que não terá as atenções divididas com Mark Cavendish (OPQS) e André Greipel (Lotto-Belisol), dois de seus principais rivais, mas que não estarão na Itália. Além disso, a Giant-Shimano é uma das equipes que melhor trabalha o trem na linha de chegada e não terá atletas disputando posições na classificação geral. Ou seja, o grupo holandês focará quase que exclusivamente as etapas planas.
Esta será a primeira grande volta do ciclista alemão, que venceu quatro etapas no último Tour de France e foi o primeiro camisa amarela.
Entre os candidatos a rivalizar com Kittel está Elia Viviani, ciclista da casa de 25 anos que ainda persegue sua primeira vitória em grandes voltas. O atleta da Cannondale vem em um bom momento na temporada tendo vencido duas etapas no Tour da Turquia, quando superou na chegada Mark Cavendish. Também com 25 anos e da casa, Giacomo Nizzolo é outro que pode dar alegrias à torcida italiana nas chegadas em massa.
Mas talvez a maior expectativa dos tiffosi nas etapas planas seja o desempenho de Alessandro Petacchi, veteraníssimo de 40 anos que poderá quebrar um novo recorde. Se tornar o mais velho vencedor de etapas no Giro d'Italia. A marca atual pertence a Giovanni Rossignoli, que em 1920 venceu uma etapa de incríveis 421 km aos 37 anos e 186 dias.
E de vitórias no Giro Petacchi entende. Já são 22 em 12 participações. Sua última foi em 2011, quando superou seu atual companheiro de equipe Mark Cavendish.
Em sua última vitória no Giro, Petacchi (centro) superou Cavendish (d)
Fechando o grupo de candidatos à vitórias nas etapas planas está Michael Matthews, jovem australiano de 23 anos da Orica-GreenEdge que venceu duas vezes na última Vuelta a España e Nacer Bouhanni, o líder da FDJ. No total, o Giro terá oito etapas planas, cinco de média montanha, cinco de alta montanha e três contrarrelógios.
Nova classificação por pontos privilegia sprinters
Afim de garantir que a camisa vermelha (líder por pontos) vire uma disputa quase que exclusiva dos sprinters, a edição 2014 do Giro d'Italia dará mais pontos para os primeiros colocados nas oito etapas planas.
Assim, os três mais rápidos das etapas 2, 3, 4, 7, 10, 13, 17 e 21 ganharão 50, 40 e 34 pontos, respectivamente. Nestes dias, os 20 primeiros colocados ganharão pontos.
Nas etapas de média montanha, os três primeiros ganham 25, 22 e 20 pontos. Já nas de alta montanha a pontuação cai para 15, 12 e 9 para os três primeiros. O mesmo valerá para as metas volantes (apenas uma por dia), que valerão mais pontos nas etapas planas.
Em 2013 a camisa vermelha do Giro d'Italia ficou com Mark Cavendish (venceu cinco etapas).
Compartilhar link