Apontado como o grande favorito antes do início do Giro d'Italia, Nairo Quintana enfim 'deu as cartas' na competição italiana. Mostrando estar recuperado da queda e resfriado que o prejudicaram na primeira metade da grande volta, o colombiano da Movistar não apenas venceu a 16ª etapa como tirou a diferença que tinha para o antigo líder, Rigoberto Urán (Omega Pharma), tornando-se o novo maglia rosa.
Imprimindo um ritmo muito forte na última montanha, Quintana não teve adversários na etapa desta terça-feira (27), cruzando com 4min11s de vantagem sobre seu compatriota Urán, o nono do dia. Com isso, reverteu a desvantagem de 2min40s transformando-a em uma vantagem de 1min41s. Outro ex-maglia rosa, Cadel Evans (BMC) teve um desempenho ainda pior e cruzou na 10ª posição. O australiano é o terceiro da geral, a 3min21s da liderança.
A 16ª etapa foi curta, com 'apenas' 139 km. Mas no caminho nada menos do que três montanhas, incluindo o Cima Coppi, ponto mais alto do Giro, que este ano coube ao Passo dello Stelvio, a 2.758 metros de altitude. O percurso foi o mesmo que originalmente estava programado para acontecer na 19ª etapa do Giro d'Italia 2013. No entanto, naquele dia, uma forte nevasca obrigou os organizadores a cancelarem o estágio.
E para este ano, as condições metereológicas ruins voltaram a aparecer. Na primeira metade da prova, até o topo de Passo dello Stelvio, chuva, neve e neblina formavam o cenário de uma prova que mais parecia um teste de resistência. Mesmo assim a prova prosseguia com Dario Cataldo como o 'primeiro vencedor'. O ciclista da Sky foi o primeiro a cruzar o Passo dello Stelvio levando 40 pontos na classificação dos montanhistas.
Uma forte nevasca atingiu os ciclistas na subida em Passo dello Stelvio
Neste instante, informações davam conta de que a longa descida de 25 km de Passo dello Stelvio seria neutralizada afim de se evitar acidentes. Mas não foi o que se viu com Cataldo, que iniciou a descida em alta velocidade.
Posteriormente, a organização da corrida disse que a informação sobre a neutralização era um engano e pediu desculpas.
A descida serviu também para os primeiros ataques de Nairo Quintana. Apoiado por um bom grupo de gregários, o colombiano desgarrou-se do pelotão do maglia rosa, chegando ao plano com 1 min de vantagem para Urán.
A vantagem aumentou para 2 min antes da subida em Val Martello (21 km de extensão e 6,4% de inclinação média), última montanha do dia. E foi neste instante que começou o 'show' do colombiano. Imprimindo inúmeros pequenos ataques, Quintana deixou o grupeto e partiu para a liderança, acompanhado de Pierre Rolland (Europcar) e Ryder Hesjedal (Garmin-Sharp).
Em poucos minutos o trio alcançou Cataldo, que pouca força teve para acompanhá-los. A 5 km do final foi a vez de Rolland abandonar o grupo. Quintana e Hesjedal seguiram juntos até o último quilômetro, quase sempre com o colombiano na frente.
Nos últimos 1.000 metros, quando o trajeto chegava a 14% de inclinação, Quintana deu o derradeiro ataque para a vitória, fechando o percurso 4h42min35s, 8s à frente de Hesjedal.
No pelotão do maglia rosa, ataques de Kelderman (Belkin), Majka (Tinkoff-Saxo) e Aru (Astana) movimentaram os últimos quilômetros deixando em aberto a briga pelo segundo e terceiro lugar do pódio na classificação geral. Porque o topo, este parece já destinado a Quintana.
Após três dias de montanhas, o pelotão terá um 'refresco' na 17ª etapa. Serão 208 km entre Sarnonico e Vittorio Veneto em novo dia no plano. O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h30.
Assim que acabou a etapa, a Movistar logo preparou a bike rosa para Quintana
Resultado 16ª etapa
1 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 4:42:35
2 Ryder Hesjedal (Can) Garmin Sharp 0:00:08
3 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:01:13
4 Wilco Kelderman (Hol) Belkin Pro Cycling Team 0:03:32
5 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:37
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:03:40
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:04:08
8 Sebastian Henao Gomez (Col) Team Sky 0:04:11
9 Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team
10 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:04:48
Classificação geral após 16 etapas
1 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 68:11:44
2 Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 0:01:41
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:03:21
4 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:03:26
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:03:28
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:03:34
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:49
8 Wilco Kelderman (Hol) Belkin Pro Cycling Team 0:04:06
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin Sharp 0:04:16
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing 0:08:02
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…