Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Um dos favoritos ao título deste 100º Giro d’Italia, o colombiano Nairo Quintana (Movistar) mostrou a que veio neste domingo (14) ao vencer a 9ª etapa, disputada em 149 km entre Montenero di Bisaccia e Blockhaus. O colombiano conquistou uma vitória solitária após um ataque na subida da mítica montanha Blockhaus, a cerca de 5 km da meta, completando o percurso em 3h44min51seg, O francês Thibaut Pinot (FDJ) e o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), respectivamente segundo e terceiro colocados, chegaram 24seg depois do vencedor.
Foi uma grande vitória de Quintana, que assumiu a maglia rosa e abriu boa vantagem em relação ao principal rival, o italiano Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida), que chegou 1min depois do colombiano. A etapa também foi marcada por uma queda envolvendo vários ciclistas a 14 km meta, entre eles o espanhol Mikel Landa e o britânico Geraint Thomas, principais nomes da Sky na competição, que acabaram perdendo muito tempo e as chances de brigar pelo título. O acidente foi provocado pela moto de um policial, que estava estacionada na margem estrada (confira no vídeo abaixo).
A fuga do dia foi incorporada ao pelotão a 22 km do final, pouco antes do referido acidente. Já na subida da Blockhaus, Quintana tentou um primeiro ataque a cerca de 7 km da chegada, sendo seguido por Nibali e Pinot. Depois, numa sequência de ataques, o colombiano acabou deixando ambos para trás e seguindo solitário para conquistar uma grande vitória neste 100º Giro d’Italia.
Na segunda-feira (15) o pelotão desfruta do seu segundo dia descanso na competição, para na terça (16) encarar o primeiro contrarrelógio individual, com 39,8 km entre Foligno e Montefalco. Será uma tarefa difícil para Quintana manter a maglia rosa, visto que o holandês Tom Dumoulin, medalha de prata no CRI dos Jogos do Rio, está a apenas 30seg do colombiano na classificação geral deste 100º Giro d’Italia.
Classificação da etapa
1. Nairo Quintana (COL/Movistar) – 3h44min51seg
2. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 24seg
3. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – idem
4. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 41seg
5. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 1min
6. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 1min18seg
7. Tanel Kangert (EST/Astana) – a 2min02seg
8. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 2min14seg
9. Sébastien Reichenbach (SUI/FDJ) – a 2min28seg
10. Davide Formolo (ITA/Cannondale-Drapac) – a 2min35seg
Classificação geral
1. Nairo Quintana (COL/Movistar) – 42h06min09seg
2. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 28seg
3. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – a 30seg
4. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 51seg
5. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 1min10seg
6. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 1min28seg
7. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 2min28seg
8. Davide Formolo (ITA/Cannondale-Drapac) – a 2min45seg
9. Andrey Amador (CRC/Movistar) – a 2min53seg
10. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – a 3min06seg
Confira aqui a classificação completa.
Compartilhar link