Após uma grande demonstração de força na etapa de ontem, na qual não só anulou os ataques de Nairo Quintana (Movistar) como também atacou o colombiano nos quilômetros finais, Tom Dumoulin (Sunweb) acabou sucumbindo nesta sexta-feira (26) na disputa da 19ª etapa do 100º Giro d’Italia. Em um percurso de alta montanha, com 191 km entre San Candido e Piancavallo, o holandês não resistiu aos ataques dos adversários na última subida da etapa (Piancavallo), onde se encontrava a meta, e acabou se desconectando e perdendo tempo em relação ao grupo dos favoritos. O maior beneficiado foi Quintana, que recuperou a maglia rosa, mas o resultado também embolou o topo da classificação geral, que agora conta três ciclistas a menos de 1min do líder – Dumoulin, o italiano Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida) e o francês Thibaut Pinot (FDJ), respectivamente -, todos ainda com boas chances de brigar pelo título.
Quem também comemorou foi o espanhol Mikel Landa (Sky), que conquistou uma vitória solitária na etapa, completando o percurso em 4h53min. Acompanhado do português Rui Costa (UAE Team Emirates), Landa saiu de um grupo de perseguidores para alcançar o também espanhol Luis Sanchez (Astana), que liderava escapado a 11 km da meta. Ambos ultrapassaram Sanchez, mas só o ciclista da Sky teve forças para atacar e partir sozinho para finalmente conquistar sua primeira vitória neste 100º Giro d’Italia. Dois minutos depois do vencedor, chegaram Rui Costa e o francês Pierre Roland (Cannondale-Drapac), na segunda e terceira colocações, respectivamente.
Dentre os favoritos, Thibaut Pinot foi o 11º na etapa, cruzando a meta 8min09 depois de Landa. Na sequência chegaram o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R-La Mondiale) e o russo Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin) – 12º e 13º, respectivamente – ambos a 8min15 do vencedor. Quintana foi o 16º (a 8min21), Nibali o 18º (a 8min23) e Domoulin o 22º (a 9min30).
No sábado (27), os competidores encaram a 20ª e penúltima etapa deste 100º Giro d’Italia, com mais um percurso de alta montanha. Serão 190 km entre Pordenone e Asiago, com duas montanhas de 1ª categoria pelo caminho (Monte Grappa e Foza), ambas na segunda metade do percurso.
Classificação da etapa:
1. Mikel Landa (ESP/Sky Team) – 4h53
2. Rui Alberto Costa (POR/UAE Team Emirates) – a 1min49
3. Pierre Rolland (FRA/Cannondale-Drapac) – a 1min54
4. Pello Bilbao (ESP/Astana) – a 2min12
5. Sebastián Henao (COL/Sky Team) – a 3min06
6. Evgeny Shalunov (RUS/Gazprom-RusVelo) – a 3min51
7. Luis Sanchez (ESP/Astana) – idem
8. Matteo Busato (ITA/Wilier Triestina) – a 5min05
9. Lorenzo Rota (ITA/Bardiani CSF) – idem
10. Ilia Koshevoy (BLR/Wilier Triestina) – a 6min44
Classificação geral:
1. Nairo Quintana (COL/Movistar) – 85h02min40
2. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – a 38seg
3. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 43seg
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 53seg
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 1min21
6. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 1min30
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 2min48
8. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 6min35
9. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 7min03
10. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – a 7min37
Confira aqui a classificação completa.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…