Divulgação Giro d'ItaliaFoto: Divulgação Giro d'Italia

Simon Yates solidifica vantagem e aproveita descanso antes da reta final

Atualizado em 21 de maio de 2018
Mais em Giro d'Italia

O fim de semana viu performances memoráveis dos ciclistas do Giro d’Italia 2018, antes do terceiro e último dia de descanso da competição (21/05). Pedalando pela australiana Mitchelton-Scott, o britânico Simon Yates consolidou sua posição de liderança ao vencer a 15ª etapa, entre Tolmezzo e Sappada, e ficar em segundo na 14ª, no sábado, quando seu conterrâneo Chris Froome, da Sky, foi o grande vencedor. 

Foi a primeira vitória em uma etapa de Giro d’Italia para Chris Froome, que agora já tem pelo menos uma vitória por etapa em cada competição do Grand Tour – ele já tinha sete no Tour de France e cinco na Vuelta a España. Ele garantiu a conquista chegando no emblemático monte Zoncolan. “Era uma etapa muito importante, em uma subida histórica. Para mim era importante vencer aqui”, declarou.

Foi a terceira vitória de Simon Yates com a maglia rosa no Giro 2018. Ele se tornou o primeiro ciclista a vencer três etapas do Giro vestindo a maglia rosa desde que Gilberto Simoni tinha alcançado o feito, ao vencer a 12ª, 14ª e 19ª etapas em 2003.

>> Veja alguns destaques da 15ª etapa do Giro (em inglês):

 

Reta Final do Giro 2018

 

O resto da semana verá as etapas finais do Giro, com subidas clássicas como o Jafferau e o Colle delle Finestre. A vantagem de Yates para o segundo colocado, Tom Dumoulin, agora é de 2:11. Dumoulin, que venceu o Giro no ano passado e briga para defender seu título, tem no contrarrelógio de amanhã (22) sua grande chance para diminuir a vantagem do oponente. 

A 16ª etapa terá 34.2 km de terreno majoritariamente plano, e Tom Dumoulin será o penúltimo a largar, antes apenas de Yates. No contrarrelógio, os ciclistas largarão com intervalos de um minuto, com exceção dos 15 melhores, que partem com intervalos de três minutos.

 

>> Classificação geral após a 15ª etapa:

1. Simon Yates (Reino Unido)
2. Tom Dumoulin (Holanda) + 2.11
3. Domenico Pozzovivo (Itália) + 2.28
4. Thibaut Pinot (França) + 2.37
5. Miguel Ángel López (Colômbia) + 4.27
6. Richard Carapaz (Equador) + 4.47
7. Chris Froome (Reino Unido) + 4.52
8. George Bennett (Nova Zelândia) + 5.34
9. Pello Bilbao (Espanha) + 5.59
10. Patrick Konrad (Austrália) + 6.13

 

>> Classificação na 15a etapa

1. Simon Yates (Reino Unido)
2. Miguel Ángel López (Colômbia) + 0.41
3. Tom Dumoulin (Holanda) mesmo tempo
4. Domenico Pozzovivo (Itália) m.t.
5. Richard Carapaz (Equador) m.t.
6. Thibaut Pinot (França) m.t.
7. Alexandre Geniez (França) + 1.20
8. Davide Formolo (Itália) m.t.
9. Pello Bilbao (Espanha) m.t.
10. Sam Oomen (Holanda) m.t.

 

>> Quem está vestindo as jerseys: