DivulgaçãoFoto: Divulgação

Brasileiros são premiados na Holanda por projetos de mobilidade via bike

Atualizado em 27 de junho de 2017
Mais em Mobilidade

Neste mês, dois projetos de mobilidade foram premiados durante a Velo-City 2017, a conferência internacional sobre mobilidade por bicicleta, que ocorreu na cidade de Nijmegen, na Holanda. Ambas receberam seus prêmios por promoverem o deslocamento via bike em Recife (PE) e Vitória (ES).

Uma delas, “Bota Pra Rodar”, realizou um trabalho de doação de bicicletas para uso coletivo na região da capital pernambucana. O objetivo do projeto, realizado pela Ameciclo, é facilitar o acesso à cidade e a mobilidade dentro do cotidiano da população.

Ao site Vá de Bike, Daniel Antunes, um dos responsáveis pela inciativa, explicou a ideia: “A gente pega bicicletas de classe média que estão fora de uso, reforma e, em vez de fazer doações específicas, entregamos para a comunidade, e eles começam a gerir o próprio sistema de bikes comunitárias”.

 

 

A outra, “Pedivela”, atua em Vitória, capital do Espírito Santo. Lá, a ideia foi unir uma rede de ciclistas autônomos que auxiliem no “último quilômetro” das entregas na cidade. O trabalho consiste em o ciclista receber a carga de um caminhão fora da cidade e distribuí-la de forma conectada e totalmente automatizada com outros ciclistas.

“Somos pioneiros no Brasil e acredito que até na Europa; nós não somos uma empresa de carga, nós conectamos os ciclistas à empresa que precisa entregar as cargas”, explica Rafael Darrouy, criador do projeto. “No nosso primeiro ano, tiramos de 25 a 30 caminhões da cidade só com 44 bicicletas”.

A entrega dos prêmios foi feita no estande do Rio de Janeiro montado dentro da Expo que acompanha a conferência na Holanda, já que, em 2018, a capital fluminense receberá a Velo-City. O intuito de levar os dois projetos de mobilidade premiados para a Holanda também tem relação com a aproximação entre o evento e sua próxima cidade-sede.