Da mesma maneira que direção e álcool não combinam, pedalar depois de ter ingerido bebida alcoólica também pode ser muito perigoso. Foi Pensando nisso que a empresa japonesa KOOWHO desenvolveu o Alcoho-Lock, um cadeado com bafômetro que só destrava caso o ciclista seja aprovado no teste do sopro.
A trava é liberada por meio de um sensor instalado no cadeado, conectado a um aplicativo de celular que avisa se o ciclista está apto a pedalar. Caso a pessoa tenha ingerido bebida alcoólica, além de não abrir a trava, o dispositivo manda uma mensagem por meio do aplicativo para alguém que conheça o ciclista. Assim, a pessoa notificado poderá fazer o “resgate” ou, se achar prudente, abrir o cadeado remotamente e tentar convencer o amigo a apenas emburrar a bike até em casa.
O cadeado com bafômetro pesa 466 g, é coberto com alumínio e custa 30,000 ienes (aproximadamente R$ 1.030). Embora a novidade seja bastante útil para ajudar a reduzir o número de acidentes no trânsito, o que vale mesmo nessas horas é a consciência e a responsabilidade do ciclista.
Para entender melhor como funciona o cadeado com bafômetro, assista ao vídeo abaixo:
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…