A cidade de Portland, nos Estados Unidos, começou a instalar um modelo de paraciclo antirroubo em suas ruas. A novidade foi criada pelo departamento de transportes do município para evitar que ladrões roubem bicicletas serrando os equipamentos ou desparafusando-os de suas bases nas calçadas.
A olho nu, o modelo de paraciclo antirroubo de Portland é muito parecido com o convencional. Mas por dentro do cano que serve como suporte, há um cabo de aço correndo livremente. E esse é o segredo. A parte exterior da estrutura ainda pode ser serrada, mas a interna tende a se mover para frente e para trás com a lâmina da serra, impedindo que ela seja cortada.
Os ladrões de Portland também recorriam a outra forma para roubar as bicicletas trancadas com bons cadeados. Desparafusavam o paraciclo do chão para soltar a trava do suporte. A cidade resolveu esse problema instalando uma barra horizontal no paraciclo antirroubo. Assim, mesmo que ele fique solto no chão, não é possível deslizar o cadeado pelo cano e retirá-lo por baixo do suporte.
Segundo o departamento de transportes da cidade norte-americana, o novo modelo passará a ser o padrão dos paraciclos de Portland. Por enquanto, apenas 100 foram instalados, mas a promessa do departamento de transporte é substituir as 7.000 estruturas já existentes em suas ruas de forma gradual.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…