Muito ciclista por aí torce o nariz para as bicicletas elétricas, mas a verdade é que elas podem ser muito úteis para quem ainda não está acostumado ou não tem condicionamento suficiente para pedalar as bicicletas “comuns” por muito tempo.
Veja se você pode ser um bom candidato a um pedal assistido:
É claro que ser o próprio motor é empoderador, e é ótimo poder contar somente com a força das próprias pernas para te levar até onde o seu limite permitir. Mas quem pedala trechos “suados” todo dia ou pretende encarar distâncias maiores das quais está acostumado vai adorar a “ajudinha” que as bikes elétricas dão ao pedal.
Nas chamadas pedelecs, bicicletas de pedal assistido, a maior diferença será sentida nas subidas, quando você conseguirá alcançar seu objetivo sem xingar todo o peso que trouxe na mochila nem precisar de alguns metros mais lentos à frente para se recuperar. Quanto mais você pedala, mais ela te ajuda.
Quanto mais você pedala, mais a bicicleta te ajuda – e mais rápido você vai andar. É claro que as bicicletas elétricas têm limites (muitas são programadas para parar de te impulsionar após os 30 km/h), mas é possível usar a vantagem elétrica para diminuir seu tempo normal de ida ao trabalho, por exemplo.
Mesmo se você já usa a bike diariamente, não há quem negue: há dias em que a vontade de pedalar simplesmente é menor (e o cansaço é maior). O impulso extra oferecido pelas bikes elétricas também pode deixar menos sofrido um pedal que não te empolgaria tanto, como uma ida ao mercado.
E, para quem ainda não usa tanto a bike, a ajuda elétrica oferece uma mudança ainda maior, pois traz a confiança necessária para cobrir distâncias maiores mesmo sem estar com o condicionamento físico excelente.
Muita gente vem se rendendo às bicicletas elétricas como uma alternativa inteligente ao carro. Com a ajuda da bike elétrica, é possível levar os filhos com mais facilidade, evitar trânsito e estacionamento, e ser mais amigo do meio ambiente, tudo sem ter que chegar suado ao destino.
Mesmo que você deixe a bicicleta fazer a maior parte do esforço por você, você ainda se exercita ao pedalar uma e-bike. Assim, é possível encarar um pedal mais light e conseguir encaixar exercícios físicos durante o deslocamento diário.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…