Cerca de 16% dos ciclistas que trafegam na Via Calma, localizada na Avenida Sete de Setembro, no centro de Curitiba, são estudantes. Esse é um dos pontos revelados pela pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbanos de Curitiba (Ippuc), entre os meses de agosto e outubro de 2014. Além deles, também frequentam a via são professores (5,5%), seguidos dos profissionais da área administrativa (4,4%) e da construção civil (também 4,4%).
A pesquisa também aponta que 87% dos usuários são do sexo masculino, apesar do número de mulheres na avenida ter aumentado nos últimos sete anos. Em 2014, 13% dos ciclistas eram do sexo feminino, contra 5% em 2008. Os 71% dos entrevistados para a pesquisa disseram que utilizam a via para ir trabalhar, sendo que a maioria dos deslocamentos é feita na região central da cidade.
A Via Calma foi implantada em julho de 2014 na Avenida Sete de Setembro, em Curitiba, pela prefeitura da cidade. A intenção foi a de proporcionar a migração dos ciclistas das caneletas do transporte público para uma via própria para eles no centro da cidade.
A íntegra da pesquisa está disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…