Dia Mundial Sem Carro: vá de bike, patins, skate ou do jeito que der

Atualizado em 11 de outubro de 2017
Mais em Mobilidade

No dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, serão realizadas ao redor do planeta diversas atividades em defesa do meio-ambiente e da qualidade de vida nas cidades. A ideia é levar às pessoas formas alternativas de mobilidade, mostrando que é possível se locomover sem usar o automóvel.

Entenda abaixo como a campanha será representada em algumas capitais do Brasil!

Em São Paulo as vias da região central serão fechadas para carros e motos das 6h às 20h. A proibição acontecerá em toda extensão da rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e no trecho da Rua Florêncio de Abreu.

Em Natal, a campanha também foi adotada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, bloqueando avenidas das 6h às 17h. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da cidade será responsável pelas atividades esportivas, como patins, skate e bike, além de jogos recreativos.

Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará ações na rua João Pessoa, no centro da cidade. O trecho será fechado para veículos e usado exclusivamente para pedestres, com palestras, teatros e ações de paisagismo.  

O Rio de Janeiro também não ficou de fora. A cidade organizou uma pedalada noturna coletiva gratuita entre o Centro e a Zona Sul para celebrar e fomentar o Dia Mundial Sem Carro. 

 

 

No Pará foi criada a Semana da Mobilidade, que teve início no dia 16 e terminará no dia 22. A intenção do estado é incentivar a população a vivenciar a cidade a pé ou de bicicleta. 

Em Belo Horizonte, o movimento Tarifa Zero disponibilizou ônibus gratuitos para a população em prol da Semana da Mobilidade e permanecerá assim até o dia 24, com diversas programações sustentáveis. 

 

O Dia Mundial Sem Carro não acontece apenas no Brasil. A França, criadora da campanha, e a Bolívia, por exemplo, também farão parte da campanha.