Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquanto no Brasil a discussão sobre o uso da bicicleta em grandes centros urbanos ainda está no começo, nos Estados Unidos as cidades podem ser responsabilizadas por não oferecerem segurança em suas ruas. Foi o caso de Los Angeles, que em maio aceitou pagar uma indenização de 4,5 milhões de dólares à família de um ciclista morto em um acidente.
Edgardo Gabat, considerado um ciclista experiente, morreu em 21 de agosto de 2014 depois de uma queda na Colorado Boulevard, considerada uma rua amigável a ciclistas de acordo com a classificação da cidade. Segundo testemunhas, ele, que usava capacete, desequilibrou-se ao passar por um desnível de cerca de 5 centímetros na rua, voou por cima do guidão de sua bicicleta e caiu de pescoço no chão.
A família de Gabat entrou com um processo contra a cidade por negligência por não fazer a manutenção na rua, nem colocar placas sinalizando o problema no pavimento. Em maio, a prefeitura de Los Angeles aceitou pagar 4,5 milhões de dólares, em um acordo judicial com os parentes da vítima.
Esta é a segunda indenização milionária em menos de um ano de uma cidade norte-americana à família de ciclistas mortos em acidentes. Em julho, Seattle aceitou pagar 3,5 milhões de dólares aos parentes da advogada Sher Kung, que morreu após ser atropelada por um caminhão. As más condições da via também foram apontadas como causa do ocorrido.
Compartilhar link