MobilidadeAtiva monitora propostas de prefeituráveis

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mobilidade

O que será da rede cicloviária em São Paulo na gestão do próximo prefeito(a)? Aliás, em quem devem votar os ciclistas e os ativistas que se organizam por calçadas mais seguras e melhores condições para deslocamento a pé na capital paulista? Para acompanhar as discussões e propostas atinentes a essa questão, as associações Ciclocidade e Cidadeapé se uniram e criaram a plataforma MobilidadeAtiva.org.br.

“O site acompanha os compromissos e posicionamentos das candidatas e candidatos mais expressivos sobre os principais temas relacionados direta ou indiretamente a quem caminha ou pedala na cidade”, diz o texto do Mobilidade Ativa.

“Mais expressivos” não significa, necessariamente, os mais bem colocados. Ricardo Young, da Rede, com 0% das intenções de voto na mais recente pesquisa do Ibope, publicada no último dia 14, aparece no monitoramento. Major Olimpio, João Bico e Levy Fidelix, todos com 1%, são ignorados.

Voluntários das duas associações acompanham o que é dito em debates, sabatinas, entrevistas, redes sociais e horário eleitoral gratuito. Os candidatos são então ranqueados em uma escala de “humanização de cidades”. Monitora-se o grau de compromisso daqueles que aspiram a se alojar no Edifício Matarazzo, no Viaduto do Chá, pelos próximos quatro anos, com a agenda da mobilidade ativa em São Paulo.

Mais detalhes sobre os critérios levados em conta para apontar os candidatos que podem, em tese, proporcionar um futuro melhor a ciclistas e pedestres da cidade podem ser obtidos no MobilidadeAtiva.org.br.