Em 2020, Paris pretende ter 1.400 km de vias exclusivas para ciclistas e 10 mil vagas para bikes em estacionamentos de estações de metrô e ônibus. Essas são algumas das propostas do plano de ação aprovado, em unanimidade, nessa semana, pela prefeitura parisiense. A proposta tem o objetivo de transformar Paris na capital mundial da bicicleta. A ideia é diminuir o tráfego de carros, triplicar a quantidade de deslocamentos feitos pelos ciclistas, de 5% para 15% do total de trajetos, e, consequentemente, ajudar a tornar a cidade mais verde e menos poluída.
A prefeitura ainda pretende construir uma via expressa, de mão dupla, de mais de 80 km, exclusiva para ciclistas pedalarem de norte a sul e de leste a oeste da capital francesa. Além disso, por medidas de segurança, as estradas menores com ciclovias, reduzirão a velocidade permitida para 30 km/h.
O investimento previsto é de US$ 164 milhões e será o equivalente ao valor gasto por Amsterdã, na Holanda, nos anos 1970, referência em projetos de mobilidade urbana. O movimento de bicicletas na capital parisiense tem aumentado, nos últimos anos: o serviço de aluguel de bikes Vélib alcançou o recorde de 283 mil assinantes em 2014, segundo a Câmara Municipal da Cidade Luz.
(Fontes: Portal do jornal francês Le Monde e da Câmara Municipal de Paris)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…