Programa Integra Bike vira lei em SP

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mobilidade

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou a lei que cria o Programa Integra Bike, destinado à implantação e integração de um sistema de compartilhamento de bicicletas nos principais terminais rodoviários, estações de trem e de metrô da cidade de São Paulo. Publicada no Diário Oficial de São Paulo no dia 6 de fevereiro, a lei  tem por objetivo expandir o serviço de empréstimo de bicicleta para todas as regiões da cidade, além das já abrangidas pela iniciativa privada.

Ainda segundo o programa, o serviço de compartilhamento será vinculado ao sistema de Bilhete Único, integrando a bike como modal ao transporte público. Já as estações de autoatendimento serão eletrônicas e automatizadas, e poderão ser utilizadas mediante um cadastro prévio. A instalação, operação e manutenção da rede do serviço será de responsabilidade de uma ou mais empresas, o que será definido por meio de concessão e/ou convênio.

O Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador petista Paulo Reis, inspirado nos sistemas de bicicletas públicas de Nova York, Paris, Berlim e Barcelona. No texto inicial do projeto, ele defende que as estações sejam instaladas prioritariamente em bairros periféricos, porém ainda não foram definidos os pontos em que estarão disponíveis.