Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Tadeu Matsunaga
Quer mais aventura do que isso? Três paulistas decidiram fazer uma expedição pela Amazônia, no norte do país de bicicleta. O nome do projeto? Cicloamazônia, que tinha como um de seus objetivos explorar os arredores da BR-230, a famosa Transamazônica. A rodovia, projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), é a terceira maior do país, mas nunca foi concluída de fato.
Em uma jornada de dois meses, os aventureiros Daniel Santini, Marcelo Assumpção e Valdinei Calvento cruzaram o Estado do Amazonas, percorrendo mais de 2 mil quilômetros de bike e concluíram a primeira etapa do projeto.
No site oficial do projeto é possível acompanhar os relatos da aventura, que não é composta apenas de boas notícias. Muitos dos registros mostram problemas com o desmatamento e a contaminação do solo amazônico.
“Pudemos conhecer a realidade da extração de ouro, conversar com garimpeiros, ouvir histórias sobre descoberta de fortunas, ruína de alguns homens e até de tomada de garimpo por guerrilheiros no exterior. Tivemos que redobrar a atenção ao coletar água dos igarapés, quase todos de alguma forma contaminados pela extração do minério”.
Para mais informações sobre o projeto e até mesmo oferecer apoio a iniciativa dos aventureiros acesse o site do Cicloamazônia.
Compartilhar link